A deputada estadual Ana Perugini (PT) se reuniu em São José do Rio Preto na tarde de sexta-feira, 19, com o diretor regional do DER 9, engenheiro Natal Takashi Arakawa, para discutir a reivindicação, apresentada por membros do seu partido em julho passado, da duplicação e construção de passarela no trecho urbano da Rodovia Euclides da Cunha, na altura do km 555, onde a estrada separa o Jardim Redentor do Jardim Ipanema, em Fernandópolis.
Uma comissão de petistas da cidade compareceu à reunião: o presidente Róber Caetano Luiz, o ex-prefeito Adilson Campos, Celso Rola e Adilson Antonio Ribeiro, presidente da comunidade do Jardim Redentor.
O engenheiro Arakawa explicou que a duplicação do trecho de cerca de seis quilômetros é uma obra cara e que dependeria de recursos ainda não previstos no orçamento. Na reunião, buscou-se uma solução paliativa, em caráter de urgência, para fazer cessarem os atropelamentos.
Estudam-se as possibilidades da instalação de redutores eletrônicos de velocidade e a construção de uma passarela para veículos e pedestres, por enquanto sem alças, que seriam construídas na época da duplicação. A deputada Ana Perugini vai agendar uma entrevista com o Secretário Estadual dos Trasnsportes, Mauro Arce, para tratar do assunto.
O presidente do diretório municipal do PT, Róber Caetano, disse que não é descartada também a idéia de uma passagem subterrânea. Provavelmente, a solução definitiva só virá dentro de muitos anos. Assim, é preciso encontrar alternativas mais baratas e minimizar o problema, avaliou.