Uma nova biblioteca. Esse será o primeiro passo da reestruturação do Centro Cultural de Fernandópolis, idealizada por André Pessuto, Diretor Municipal de Cultura.
Nosso projeto já está sendo avaliado pelo Ministério da Cultura. Enviamos todos os detalhes da construção da nova biblioteca, que terá um espaço mais amplo e ficará no térreo da praça do Teatro Municipal, ao lado da rua Guanabara. Nossa idéia é transferir todo o acervo da atual biblioteca para o novo prédio que será construído, e utilizar a área onde hoje estão os livros e o Acessa São Paulo, para as aulas dos projetos que nós desenvolvemos, como artesanato, pintura, bordado e outros.
André quer levar a Orquestra de Sopros para o espaço onde hoje está a biblioteca, oferecendo um local mais adequado para que o nosso maestro, Fernando Paina, continue o excelente trabalho que vem desenvolvendo com nossos músicos, disse.
O Diretor da Cultura, que é considerado um dos assessores de maior destaque na administração, vem desenvolvendo seus projetos culturais há sete anos, desde a eleição em 2000, do prefeito Newton Camargo.
A rampa que existe na entrada da atual biblioteca é um dos detalhes que pretendo eliminar, pois o acesso da praça ao piso superior torna-se um sacrifício para os deficientes físicos, e há muitos deles que utilizam a biblioteca e o Acessa São Paulo, ressalta André.
Outro fator que também pesa, literalmente, na decisão de reestruturação do Centro Cultural, é que o piso da atual biblioteca, é ao mesmo tempo o teto do Teatro Municipal Merciol Viscardi.
Pretendemos preservar o teto do teatro transferindo o acervo de livros. As estantes com os livros realmente pesam muito e o risco de deteriorar o piso, que é também o teto do teatro, realmente existe, então temos que solucionar esse problema, confirma o diretor.
O orçamento do projeto para ampliação do Centro Cultural é de R$ 170 mil, que será revertido pelo MinC, Ministério da Cultura.