Em menos de 15 dias mais três bairros da cidade terão as obras de asfaltamento concluídas. O Departamento de Obras da Prefeitura e a empreiteira responsável pela obra, estão trabalhando, ao mesmo tempo, nos bairros Ipanema, Uirapuru e Terra das Paineiras, para entregar o mais rápido possível o benefício à população.
As obras fazem parte de um dos maiores programas de asfaltamento da história da cidade, com investimentos de R$ 3,2 milhões em recursos próprios e convênios firmados entre 2007 e 2008, totalizando 28 quilômetros de ruas asfaltadas até o ano que vem. O asfalto desses três bairros beneficiará aproximadamente 800 famílias fernandopolenses, de acordo com levantamento feito pelo Departamento de Geoprocessamento da Prefeitura.
Assim como na maioria dos bairros incluídos no pacote de obras da Prefeitura, a mais de três décadas, os moradores das localidades citadas esperam pela chegada do asfalto em frente as suas residências. Trazendo desenvolvimento para a cidade e, principalmente, mais segurança e saúde para a população, o asfaltamento de bairros periféricos, aliado ao transporte urbano, educação e saúde, tem sido o foco da administração de Ana Bim. Melhorando a qualidade de vida da população e fornecendo opções de transporte, educação e saúde, estamos construindo uma cidade melhor, próspera e repleta de oportunidades, revela a prefeita.
No Jardim Ipanema sete quarteirões serão asfaltados, totalizando mais de 6 mil m2 de pavimentação asfálica e 1,3 mil m2 de guias e sarjetas. O Jardim Uirapuru terá 10 quarteirões, o que representa cerca de 8 mil m2 entre pavimentação asfáltica, guias e sarjetas, totalmente asfaltados até meados de outubro. Já no loteamento Terra das Paineiras, 11 quarteirões serão cobertos pelo asfalto da Prefeitura, contabilizando 7,5 mil m2 de pavimentação asfáltica, guias e sarjetas.
O asfalto passo a passo
De acordo com o encarregado de obras Luiz Alberto Basi da Demop, empreiteira contratada pela Prefeitura para realizar o asfaltamento, o processo de asfaltamento é dividido em várias etapas. Primeiro é realizado a limpeza do material orgânico presente no local, rebaixando entre 30 e 40 centímetros o nível da rua, até encontrar um ponto de sustentação. Depois o solo é compactado por máquinas, em intervalos de 15 centímetros, com terra de boa qualidade até chegar ao nível das sarjetas. Após esse processo, a base compactada é impermeabilizada para não haver infiltrações. Segundo ele, até esse momento, a rua está sendo preparada para receber as várias camadas de pedra e emulsão asfáltica que vão completar o processo de asfaltamento. Em média, são aplicadas de quatro a cinco camadas, dependendo do projeto asfáltico, até a finalização.