MEC vai avaliar curso de Direito de Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

MEC vai avaliar curso de Direito de Fernandópolis
Nada menos que 89 cursos de Direito em todo o país, entre os 510 existentes, terão que se submeter a um processo de supervisão do Ministério da Educação.

Entre eles está a Faculdade de Direito da Unicastelo – Campus VII (Fernandópolis). Esses cursos tiveram notas 1 ou 2, numa escala de 1 a 5, no conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no conceito IDD (conhecimento agregado).

Outro fator que preocupa o MEC é o baixo índice de aprovação dos formados no exame de ordem instituído pela OAB. O caso mais gritante é o da Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, do Rio de Janeiro, que abre mil vagas por ano e em 2006 só aprovou um aluno para o exercício da advocacia.

O ministro Fernando Haddad explicou que essas instituições terão agora dez dias para formular um diagnóstico de seus problemas e indicar as providências que irão tomar.

Em Fernandópolis, 243 formados prestaram o último exame da OAB. Só 18 passaram, o que representa apenas 7,43% do total. Heitor Pinto Filho, da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) afirmou: “Não formamos advogados, formamos bacharéis em Direito. Esse curso abre muitas perspectivas para o estudante, seja nos concursos, seja no exercício de várias outras profissões. Estamos melhorando o ser humano como um todo”.