Fernandópolis poderá ter uma usina de biodiesel. Essa foi uma das idéias que surgiram durante a reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 26, em São José do Rio Preto, na sede da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) para tratar de temas ligados ao Pólo Logístico de Água Vermelha.
Da reunião participaram representantes de Iturama, Guarani DOeste, São Carlos, Araraquara, São José do Rio Preto, Fernandópolis e Bady Bassit. Airton Rego, o prefeito de Bady Bassit, que é o presidente da AMA, pediu aos demais que seu município seja incluído no projeto turístico regional.
Os representantes de Araraquara expuseram o projeto de criação de uma usina de biodiesel naquela cidade a matéria-prima será a mamona. Carlos Lima, de Fernandópolis, revelou aos araraquarenses que há um empresário fernandopolense interessado no assunto, e recebeu dos representantes da Morada do Sol a oferta de transferência de tecnologia e absorção de produção. Esse empresário, segundo se apurou, tem até uma infra-estrutura física adequada à atividade.
Muitos participantes lamentaram a falta de um projeto do Poder Executivo de Fernandópolis para ser incluído numa emenda que será apresentada pelo deputado federal Devanir Ribeiro (PT) ao PAC do governo federal até o final do ano. Há rumores de que o PT regional vai sugerir a construção de um aeroporto internacional em Guarani DOeste; Iturama vai solicitar obras de melhorias nas rodovias que demandam o porto de Água Vermelha.