Dia da Árvore é comemorado com ações ambientais

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Dia da Árvore é comemorado com ações ambientais
O Dia da Árvore, 21 de setembro, será comemorado em Fernandópolis com ações ambientais da Prefeitura, executadas pela Diretoria Municipal de Meio Ambiente. Arborização urbana, conscientização ambiental e plantio de mudas estão no cronograma.

As ações de conscientização ambiental promovidas pela Prefeitura foram iniciadas no dia da comemoração da Independência do Brasil quando, durante o desfile na área central da cidade, alunos da rede municipal de ensino soltaram balões contendo sementes de árvores nativas e presentearam a população com mudas de ipê.

Em parceria com as crianças da catequese das comunidades São Judas Tadeu e Santa Luzia, a Diretoria de Meio Ambiente está desenvolvendo um projeto que criará um bosque, próximo a Antena de Transmissão de Telefone, formado por 50 árvores nativas da região. Outra ação ambiental da Prefeitura será realizada dia 30 de setembro, durante o Enduro a Pé promovido pelo Rotary Nova Era. Cerca de 200 mudas serão plantadas em uma nascente, próxima a Fundação Educacional de Fernandópolis, pelos participantes do evento. O trabalho de recuperação na nascente será completado pelo recolhimento do lixo encontrado nas proximidades do leito. O percurso ecológico percorrerá 12 quilômetros.

De acordo com o diretor municipal de Meio Ambiente Fabrício Salioni Rossato, as ações da Prefeitura fazem parte do programa Mutirões Ambientais que tem por objetivo promover ações de mobilização social visando à mudança de atitudes e a conscientização ambiental.


Curiosidades

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro, pois os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera, quando se preparava o solo para cultivo e na época de chuvas.

A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore. Sendo menor é um arbusto ou, caso se ramifique desde a base, um subarbusto. As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.

Um decreto presidencial de número 55.795, datado a 24 de fevereiro de 1965, instituiu a Festa Anual das Árvores em todo o território nacional. Em razão das diferenças fisiográfico-climáticas brasileiras, o evento é festejado tanto na última semana do mês de março, no Norte e Nordeste, quanto na semana iniciada em 21 de setembro, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A finalidade da festa é "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da pátria e no bem-estar dos cidadãos”.

Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.