A Caravana do Trabalho, promovida pelos órgãos estaduais SERT, SEADE e apoio do CEPAM, visitou Fernandópolis quinta-feira, dia 5 de outubro. O evento teve o suporte da Prefeitura, através da Diretoria do Desenvolvimento Sustentável e foi realizado na Escola Técnica Paula Souza.
A Caravana começou dia 12 de julho, em Presidente Prudente, e deverá percorrer todo o Estado. No mês de julho, ela passou por Votuporanga, cidade sede do evento na nossa região. A prefeita Ana Bim participou do evento, ao lado do secretário do emprego Guilherme Afif, idealizador do projeto e dos 29 prefeitos da região. Esse encontro foi o primeiro passo para a viabilização da caravana em Fernandópolis.
Durante um dia inteiro, a equipe da Caravana, composta por quatro membros, realizou oficinas e palestras para 30 representantes de diversos segmentos da sociedade. Com a ajuda da Prefeitura, foram coletados os dados que irão diagnosticar a situação do emprego na região de Fernandópolis. A partir do diagnóstico, a Fundação Seade apontará a situação ocupacional, bem como as tendências do mercado de trabalho para o futuro. Esta análise vai mostrar o retrato dos diferentes setores e apontar os tipos de profissionais necessários em cada localidade. Com isso em mãos, a SERT poderá aplicar cursos de qualificação profissional de acordo com as necessidades locais. Assim, otimizam-se os recursos disponíveis para qualificação do trabalhador, garantindo a ele mais chances de ingressar no mercado de trabalho.
A prefeita Ana Bim participou da abertura do evento e, a pedido dos integrantes da caravana, disse algumas palavras. Essa iniciativa inédita do governo é muito importante e fundamental para termos um mapa fiel do emprego no Estado, e também em cada região. Através desse levantamento será possível desenvolver cursos adequados com a necessidade de cada cidade, revelou Ana Bim.
A Caravana do Trabalho, desenvolvida pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), tem como objetivo coletar informações para a elaboração do diagnóstico do emprego no Estado. Em seguida, aplicar cursos de qualificação profissional de acordo com as necessidades locais. Até o final do ano, a caravana visitará os 645 municípios do Estado de São Paulo. Após a conclusão do projeto e apuração do material recolhido, o relatório final servirá de base para o início das ações práticas.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Região de Governo de Fernandópolis, compreendida por 12 municípios, possui população estimada em 110.238 mil. Ela pertence a Região Administrativa de São José do Rio Preto, dividida em cinco regiões de governo, conta com 1,4 milhão de pessoas. Dessas, apenas 50% trabalham com carteira assinada.