Divulgado o resultado da fase municipal do Mapa Cultural Paulista

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Divulgado o resultado da fase municipal do Mapa Cultural Paulista
A Diretoria de Cultura divulgou os artistas selecionados na fase municipal que representarão Fernandópolis na fase regional do Mapa Cultural Paulista entre 12 de novembro e 2 de dezembro.

Na categoria canto/coral o representante será o Coral Municipal de Fernandópolis, regido por Priscila Avelino da Silva. Na categoria dança será o grupo de Hip Hop “Street Boys” que concorreu na fase municipal com as academias Corpus e BioRitmo. A justificativa do júri foi que a “coreografia é bem ensaiada, tem cuidado com os elementos, bem executados, o grupo é uniforme e com muita força cênica”.

Em artes plásticas o escolhido por Maristela Sanches Rodrigues (Mestranda em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp - Campus São Paulo e Professora de Artes do Ensino Fundamental e Médio nos Colégios Coopere e FEF Teen) e Paulo Custódio de Oliveira (Doutor em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto) foi o artista Ricardo Dias. “Ele apresenta uma instalação que é uma linguagem visual contemporânea e que tem, portanto, mais condições de representar a cidade no Mapa Cultural Paulista do que as linguagens tradicionais das demais obras. Cabe dizer que a qualidade dos demais trabalhos também merece destaque, mas que a proposta de Ricardo Dias dialoga diretamente com a contemporaneidade”, diz Maristela.

Em fotografia, a representante será a estudante de publicidade, Natália Benini, que intitulou sua obra de “O som mudo dos anos dourados”, onde priorizou os vinis e o colorido em contraste com o preto e branco. Na categoria Literatura, a estudante de jornalismo, Daniela Ortolan, representará com o conto “Papel lilás”. Uma obra que fala de uma mente doente e suicida.

E por fim, o grupo teatral Átomos representará a cidade depois de ser classificado pelo júri composto por Maria Olívia e Luís Henrique Catanoze, como “uma apresentação irretocável, direção coerente e em sintonia com os atores, cenários, música e figurino adequados. Além de abordar um assunto delicado e polêmico em seu texto”.

O Mapa Cultural Paulista é realizado pela Abaçaí Cultura e Arte, organização social de cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo. O projeto estimula e incentiva a participação dos municípios paulistas em atividades culturais. O evento promove o conhecimento e a difusão de produtos culturais relativos às expressões locais e também a escolha de seus representantes pelas comissões de seleção.

Os vencedores da etapa estadual receberão prêmios em dinheiro, material para divulgação no formato de livros e DVD’s e cachê pago, nas categorias de dança, teatro e canto coral.
As cidades sedes do evento ainda não foram definidas.