Proporcionar qualidade de vida a população, aliada a promoção da saúde através da prática de atividades físicas, é o objetivo do Projeto Esporte e Saúde, desenvolvido pelas diretorias de Saúde e Esportes. O projeto estará disponível, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a partir de setembro em todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Todas as terças e quintas-feiras, das 7h às 8h, serão desenvolvidas atividades esportivas. Para participar do projeto, é necessário se inscrever na unidade mais próxima da sua residência. Com o apoio de professores de educação física e enfermeiros, caminhadas, alongamentos e aulas de ginástica serão ministradas em frente às unidades. Aliado a prática esportiva, com o objetivo de acabar com o sedentarismo da população, a equipe de saúde, promoverá a humanização do atendimento, que é uma das principais metas da saúde municipal.
De acordo com a diretora municipal de saúde, Lígia Barreto, no ato da inscrição, serão coletados todos os dados da pessoa: pressão arterial, peso, altura, diabetes, hipertensão, para ser realizado o acompanhamento clínico, que será reavaliado a cada três meses. Numa segunda etapa, a intenção é levar o projeto para todas as unidades de saúde da cidade.
Confira a lista de unidades que estão participando do projeto: Caic (bairro São Bernardo); Araguaia; Ipanema; Paraíso; Paulo Sano (CDHU Albino Mininelli); Uirapuru; Vila Regina e Cecap.