1ª turma do Letra e Vida conclui trabalhos em grande estilo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

1ª turma do Letra e Vida conclui trabalhos em grande estilo
O Programa Letra e Vida; parceria entre Prefeitura e Secretaria Estadual de Educação, capacitou 80 docentes da rede municipal de ensino na 1ª turma do curso. A conclusão do projeto nas escolas municipais foi comemorada com apresentações de poesias, contos de fadas e “causos” nas próprias escolas. As composições são dos próprios alunos com a orientação dos professores em sala de aula.

A 1ª turma do curso foi composta por professores de 1ª a 8ª séries, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino, e alguns professores da Apae. Eles participaram de um treinamento, com material pedagógico adquirido pela Prefeitura, e tiveram a oportunidade de colocá-lo em prática durante a promoção de Sarais de Poesias realizados nas escolas municipais. Entre elas, estão: a EMEF José Zantedeschi; EMEF Dr. Alberto Senra; EMEI Tatiana C. Dos Santos; EMEI José Cardoso Tavares e nessa semana, a EMEF Koei Arakaki expôs as obras literárias estudantis em um sarau realizado pela escola. Fechando o primeiro ciclo do programa, a EMEFA Melvin Jones apresentará o material de conclusão do Letra e Vida, no dia 3 de setembro, na sede da escola.

A 2ª turma do programa vai atender a rede municipal infantil formada por 3,5 mil alunos de 0 a 6 anos. No período de agosto deste ano a junho de 2008, a formadora Maria Cirlei Pagliarani Branco, supervisora municipal de ensino, ministrará aulas de capacitação para 110 professores da rede infantil.

O sarau é um evento cultural ou musical onde as pessoas se encontram para se expressarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.

A poesia é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música.