Promovido pela empresa Azamoto, de Fernandópolis, em conjunto com a Yamaha Motor do Brasil, realizou-se nos dias 27 e 28, no circuito próximo ao Shopping Center, um curso de direção defensiva e técnicas de trabalho no campo com os modelos XTZ 125 e Lander 250.
Ministrado pelo piloto e instrutor Roberto Fávaro, um paulistano que passou por treinamentos na fabrica japonesa da empresa, o curso de destina a orientar funcionários de usinas e grandes fazendas para trabalhar no campo, já que as motos estão substituindo o trator e o cavalo, como assegura Toninho Assis, proprietário da Azamoto.
O curso já foi realizado recentemente na sede da Fazenda dos Ingleses (CFM), e orienta sobre equilíbrio, frenagem, espaços de segurança e percurso em terreno acidentado. Na terça-feira, 28, era ministrado aos funcionários das usinas Alcoeste, Petribu e Ouroeste. O empresário Luisinho Arakaki era um dos entusiasmados participantes.
Duas representantes do sexo feminino se destacavam entre os alunos: Simara Fernandes de Oliveira, funcionária da Azamoto, e Elen Sara Batista da Cruz, que mora na Fazenda Primavera, em Pedranópolis, e trabalha na Usina Alcoeste. Usando uma motocicleta, Elen percorre duas plantações de cana da empresa, para fiscalizar eventuais focos de incêndio. A experiência foi muito boa, aprendi várias técnicas para evitar acidentes, afirmou.
Os jovens Marcos Assis, o Cabeça, e Márcio Renesto, que fizeram o curso como convidados, também aprovaram: Um dos grandes segredos do motociclismo é saber frear, e estamos aprendendo muito, disse Márcio.