Yamaha e Azamoto dão curso de direção defensiva “off-road”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Yamaha e Azamoto dão curso de direção defensiva “off-road”
Promovido pela empresa Azamoto, de Fernandópolis, em conjunto com a Yamaha Motor do Brasil, realizou-se nos dias 27 e 28, no circuito próximo ao Shopping Center, um curso de direção defensiva e técnicas de trabalho no campo com os modelos XTZ 125 e Lander 250.

Ministrado pelo piloto e instrutor Roberto Fávaro, um paulistano que passou por treinamentos na fabrica japonesa da empresa, o curso de destina a orientar funcionários de usinas e grandes fazendas para trabalhar no campo, “já que as motos estão substituindo o trator e o cavalo”, como assegura Toninho Assis, proprietário da Azamoto.

O curso já foi realizado recentemente na sede da Fazenda dos Ingleses (CFM), e orienta sobre equilíbrio, frenagem, espaços de segurança e percurso em terreno acidentado. Na terça-feira, 28, era ministrado aos funcionários das usinas Alcoeste, Petribu e Ouroeste. O empresário Luisinho Arakaki era um dos entusiasmados participantes.

Duas representantes do sexo feminino se destacavam entre os alunos: Simara Fernandes de Oliveira, funcionária da Azamoto, e Elen Sara Batista da Cruz, que mora na Fazenda Primavera, em Pedranópolis, e trabalha na Usina Alcoeste. Usando uma motocicleta, Elen percorre duas plantações de cana da empresa, para fiscalizar eventuais focos de incêndio. “A experiência foi muito boa, aprendi várias técnicas para evitar acidentes”, afirmou.

Os jovens Marcos Assis, o “Cabeça”, e Márcio Renesto, que fizeram o curso como convidados, também aprovaram: “Um dos grandes segredos do motociclismo é saber frear, e estamos aprendendo muito”, disse Márcio.