Para comemorar o lançamento do projeto de construção do Terminal Hidroviário Job José de Queiroz, o prefeito de Iturama, Valdecir Pichoni, convidou empresários e lideranças políticas de Minas Gerais e São Paulo, para um passeio de barco que ocorreu no último sábado, dia 18.
Depois da recepção, por volta de 11 horas no píer às margens do Rio Grande, próximo à ponte de Água Vermelha, os convidados se instalaram confortavelmente no barco Itamaraty, de propriedade do empresário Adrelino Novazzi, da Transrio, para um breve percurso pelas águas do Rio Grande.
Com infraestruftrura completa, inclusive serviço de som a bordo, o barco ofereceu oportunidade para que todos os presentes pudessem ter contato com a extraordinária beleza natural que baliza o Rio Grande e ouvir detalhes do projeto do porto, que faz parte do Pólo Logístico de Água Vermelha.
O protocolo organizado pela prefeitura de Iturama anunciou para abrir as manifestações dos oradores, a palavra do empresário fernandopolense Carlos Lima, colocado pelo prefeito Valdecir Pichoni, como idealizador e profundo conhecedor do projeto. Lima agradeceu a gentileza e fez um relato de seu trabalho relacionado à logística de transportes que está completando 14 anos. Emocionado, ao constatar o grande passo que Iturama dava naquele momento para a arrancada e consolidação do Pólo Logístico, Lima ressaltou o empenho do prefeito Pichoni, da Câmara de Iturama, do prefeito Marcos Caboclo, de Guarani dOeste, dos deputados mineiros e paulistas, dos empresários que sempre acreditaram no projeto e fez duras críticas aos que não conseguem enxergar nada além do pé, permanecendo distantes da grande realidade que é a interligação dos sistemas de transportes, vital para o desenvolvimento do país.
Discursaram também o deputado federal Devanir Ribeiro e o deputado estadual Zico Prado, ambos do PT-SP, e o deputado da assembléia mineira José Maia. Lembraram os primeiros contatos com Carlos Lima e Adrelino Novazzi sobre o projeto e prometeram empenho junto aos governos estaduais e da União. Ayrton da Silva Rego, prefeito de Bady Bassit e presidente da Ama - Associação dos Municípios da Alta Araraquaresne, destacou o trabalho dos prefeitos dos municípios que compõem a entidade, inclusive de Edinho Araújo, que foi um grande incentivador da Força Tarefa criada recentemente em Rio Preto para impulsionar o projeto do álcoolduto, outro braço do Pólo Logístico.
O prefeito Valdecir Pichoni lembrou na oportunidade a participação da prefeitura de Iturama. Destacou a aquisição da área destinada à construção da grande estrutura que será erguida para funcionamento do terminal de cargas, bem como a via de acesso, já aberta e que será asfaltada brevemente. Agradeceu o governo estadual, os deputados, empresários e todos os que sempre acreditaram no projeto. Confiante, disse que pretende fazer uma grande festa de inauguração da obra, que espera ver concluída até o final de seu mandato, a expirar-se em dezembro de 2008.
Andrelino Novazzi disse que os empresários da iniciativa privada vão investir cerca de 80 milhões de reais para cercar a área e para a construção de todo o sistema de embarque, através de correias, na área de açúcar, que será a granel, e dos dutos para embarque da carga líquida, que será o álcool. A previsão é escoar 20 mil toneladas de açúcar por mês. Como se observa, o transporte por barcaças, através de hidrovia, será possível a partir do terminal de Água Vermelha e percorrerá cerca de 50 km pelo rio Grande, até encontrar-se com o rio Paranaíba, na formação do Rio Paraná, constituindo-se desta forma em mais uma alternativa para escoamento da produção agrícola da região, com menor custo.
Ferrovia Norte-Sul
Durante o encontro em Iturama, sábado passado, lideranças políticas e empresariais mostraram-se otimistas com relação às perspectivas do traçado da ferrovia Norte-Sul, passando por Iturama, chegando até Fernandópolis.
O novo trecho tem 500 km e ligará Goiânia a Fernandópolis, passando por Iturama, cuja licitação deverá ser aberta em meados do próximo ano, conforme informações da Casa Civil do Governo Federal. A ação política volta-se para que esse traçado não sofra alteração. Com a construção do referido trecho ferroviário, o impacto econômico traria incontáveis benefícios para os quatro estados, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Os fernandopolenses presentes em Iturama avaliaram a viabilidade da construção do trecho de linha férrea como o maior acontecimento dos últimos tempos para Fernandópolis. Transformado em realidade, ele possibilitaria a conclusão final da ferrovia Norte-Sul, fazendo de Fernandópolis um grande entroncamento ferroviário, capaz de gerar grande movimentação comercial, com geração de empregos e divisas para o município.
Reativação da Ceagesp e Liberação do IBC
Animados com tudo o que viram em Iturama, os deputados petistas Devanir Ribeiro e Zico Prado, aceitaram convite do empresário Carlos Lima para uma visita aos armazéns da Ceagesp, informados de que a unidade, operando precariamente há quase 20 anos, estava anunciando a retomada das atividades, com previsão de receber 400 mil sacas de açúcar a partir de segunda-feira.
No interior dos armazéns, Lima detalhou a situação. Disse aos deputados que a Ceagesp acaba de receber o credenciamento da BM&F - Bolsa Mercantil e Futuros - que, juntamente com o credenciamento à CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento - incrementará a operacionalização dos armazéns, criando visibilidade nacional já que passa a ser reconhecida como referência no mercado internacional para comercialização das comodites agrícolas, além de unidade reguladora do abastecimento do governo federal.
Na oportunidade, Devanir Ribeiro falou da liberação dos armazéns do IBC - Instituto Brasileiro do Café - inativo desde 1989 - para o município de Fernandópolis, exibindo a portaria nº.266 (veja fax simili nesta página) assinada pelo ministro Paulo Bernardo Silva, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Segundo o deputado, o próximo passo será o aceite por parte do município e o repasse imediato à empresa Transrio, uma das operadoras do Pólo Logístico de Água Vermelha. Qualquer vacilo da prefeitura, nesse momento, pode comprometer as ações do Pólo Logístico, colocando Fernandópolis em situação delicada.
Após percorrer as instalações da Ceagesp, ciceroneados pelo gerente Segisnei Oliveira, os deputados fizeram questão de conhecer o trecho onde foram roubados os 100 metros de trilhos, inviabilizando temporariamente o escoamento por via férrea da produção agrícola da região, através dos terminais da própria Ceagesp e do IBC, enfim liberado à Prefeitura de Fernandópolis. Estarrecidos com a comprovação do fato in loco, prometeram imediata ação junto aos órgãos competentes.