Fernandópolis encolhe, registra Censo 2007

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis encolhe, registra Censo 2007
Fernandópolis encolheu. Isso é o que retrata a contagem populacional do Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 16 de abril na cidade. Segundo informações extra-oficiais, colhidas pela reportagem do Cidadão, o prazo oficial para encerramento do Censo é 31 de agosto, porém, números já indicariam que Fernandópolis não ultrapassaria os 59.000 (cinqüenta e nove mil) habitantes.

Comprovado o êxodo populacional no município, o número de habitantes ficará abaixo das estimativas do último censo, realizado em 2000, que indicavam que o município teria aproximadamente 65.000 (sessenta e cinco mil) a partir de 2005.

A Contagem da População está sendo realizada nos municípios com até 170 mil habitantes, abrangendo aproximadamente 30 milhões de domicílios, onde vivem cerca de 99 milhões de pessoas em todo o Brasil.

A pesquisa vai fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, que é o recurso financeiro que a União repassa aos municípios, para que possam investir em infraestrutura e obras de saneamento. A arrecadação do FPM para o município de Fernandópolis no primeiro semestre de 2007 foi de R$ 8,2 milhões, e se houver essa queda prevista no número de habitantes na cidade, esse valor sofrerá uma queda nos próximos meses. Rômulo Cunha, coordenador de sub área, responsável pelos Censos Populacional e Agropecuário em Fernandópolis e mais 9 municípios de nossa microregião não confirma a previsão indicada pela reportagem do Cidadão. “Nós só poderemos trabalhar com números oficiais, o que se espalhou pela cidade, referente a números divulgados pelo IBGE não condizem com os dados oficiais que nós temos até o momento”, assegura Rômulo. No entanto, segundo fonte do Cidadão, até o fechamento desta edição, o número total de habitantes em Fernandópolis levantados pelo Censo estaria ainda abaixo dos 59.000 (cinqüenta e nove mil).