A reportagem do Cidadão teve acesso a informações que comprovam um índice negativo no aproveitamento de motoristas fernandopolenses quando estes buscam a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, revelando um recorde de reprovação.
Dos motoristas que prestam a prova gratuita oferecida pela Ciretran no município, 53% reprovam, entrando em uma fila de espera de no mínimo 30 dias para que possam tentar novamente a renovação de sua CNH.
Nós temos que levar em consideração que este índice de reprovação é muito mais alto do que os 18% que reprovam na tentativa de obter a permissão inicial para dirigir, a primeira CNH, pois os condutores que tentam renovar sua habilitação, em sua maioria, já estão com mais de 28 anos e há um bom tempo sem estudar, ao contrário dos jovens, que em sua maioria têm 18 anos e acabaram de completar o curso de ensino médio. Mas também há uma constatação, os condutores que prestam a prova gratuita da Ciretran não se preparam devidamente para a avaliação, por excesso de confiança e também por acharem que por ser uma opção gratuita, a prova não oferecerá maiores dificuldades, fato que não é comprovado, com indica o alto índice de reprovação nessas provas, esclarece o delegado de polícia da Ciretran, Gerson Luiz Munhoz Pontes.
Um índice importante também foi revelado por Gerson Munhoz, todo mês cerca de 23 motoristas fernandopolenses perdem a permissão para conduzir seus veículos.
Esse número está relacionado aos processos administrativos instaurados pela Ciretran, e não dizem respeito a quaisquer ações judiciais que tramitam no Fórum. E os motivos para o bloqueio da CNH geralmente são embriagues ao volante, arrancada brusca, quando o condutor canta o pneu como dizem, motos com farol apagado, motoqueiros sem capacete, tanto o condutor quanto o passageiro, e quando o motorista ultrapassa os 20 pontos em multas na CNH, diz Munhoz.
A prova gratuita oferecida pela Ciretran é uma opção para os condutores que buscam renovação de suas habilitações e não querem realizar os cursos pagos oferecidos pelos Centros de Formadores de Condutores. Porém, esta prova pode ser realizada somente uma vez, se reprovado, o condutor terá que passar pelo curso em uma CFC, com carga horária de 15 horas/aula.
No último dia 23, ocasião em que nossa reportagem realizava entrevista com o delegado da Ciretran, um índice mais alto de reprovação foi constatado. De 17 motoristas que realizaram a avaliação gratuita para renovação da habilitação, 76%, ou seja, 13, reprovaram.
Esses índices, de reprovação na renovação da CNH e dos bloqueios de permissão de um motorista continuar dirigindo refletem uma situação de falta de conscientização no trânsito, pois Fernandópolis não possui um trânsito violento, mas os motoristas são negligentes, pois basta uma volta pela cidade para que possamos observar motoristas sem cinto de segurança, falando ao celular, estacionando em locais proibidos e desrespeitando as sinalizações, e é por isso que a matéria Meio Ambiente e Cidadania é tão importante na prova e nos cursos para os motoristas, enfatiza Munhoz.
Para maiores informações acerca das provas e dos cursos para os condutores, a Ciretran informa que no site www.detran.sp.gov.br há um link específico que trata sobre renovação de CNH.