Muitas pessoas achavam que estavam velhas demais para voltarem a estudar e recuperar as chances perdidas de terem um currículo melhor, porém o Sistema Estadual de Educação facilitou o acesso ao diploma. Além do supletivo presencial, há o supletivo flexível para o ensino fundamental e médio.
O supletivo flexível é realizado de duas formas: As Telessalas funcionam como modalidade do curso de educação de jovens e adultos com atendimento individualizado e presença flexível. São realizadas em unidades escolares da rede estadual, em espaços cedidos pela comunidade ou em parceria com as prefeituras, empresas ou outras instituições, desde que esteja vinculada a uma unidade escolar estadual e tenha portaria de autorização, publicada pela Diretoria de Ensino. A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, através de avaliações periódicas e exame presencial, realizados na própria escola. Em Fernandópolis é feito na escola SESI.
A outra modalidade é o exame supletivo do CESU (Centro de Exame Supletivo), onde o candidato pode estudar em casa e nos horários disponíveis. As inscrições estão abertas até as 10h do dia 31 de agosto, próxima sexta-feira e podem ser feitas por meio da internet no site www.educacao.sp.gov.br ou na Diretoria de Ensino de Fernandópolis que fica na rua Amapá, nº 933, Centro. O telefone é o (17) 3442-2155.
Dirley Malavazi, supervisora de ensino, se preocupa em alertar os candidatos que há uma bibliografia para estudo disponível no site e na própria diretoria. E que as inscrições são feitas no mês agosto, mas as provas serão realizadas somente em dezembro ou fevereiro.
Para fazer a inscrição o candidato deve ter no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e no mínimo 18 para o ensino médio. Quem deseja fazer diretamente a prova do ensino médio, é permitido, pois se podem fazer as provas quantas vezes necessárias até passar nas três áreas que divide o exame. A primeira é Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a segunda é Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e a terceira é Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Quem trabalha em horários que coincidem com o supletivo presencial, ou ainda que trabalha com viagens, tem essa opção de concluir o ensino fundamental e médio. O CESU depende inteiramente da força de vontade do candidato em estudar nos horários que melhor lhe convém, diz Dirley Malavazi.
Rosangela Cardoso Nunes Cidrão, 36 anos, inspetora de aluno, já fez duas provas é falta penas uma área para passar e receber seu diploma. Comenta que esse tipo de exame facilitou muito, já que trabalha o dia todo e tem dois filhos para cuidar.
Estudo em horários mais acessíveis, principalmente aos finais de semana, diz.
Assim que estiver com o diploma em mãos, pretende dar continuidade nos estudos. Não estou decidida, mas penso em fazer Serviço Social, pois é uma área que me identifico muito, planeja, Rosangela.
No dia seguinte ao exame, o gabarito sai no site do Estado da Educação e o candidato pode conferir seu desempenho. O certificado demora cerca de cinco meses para chegar na escola onde fez a prova e deve ser retirado o quanto antes.
O próximo exame será aplicado na Escola Estadual Coronel Francisco Arnaldo da Silva e na Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares.