Justiça manda Unimed proceder exame de cateterismo a conveniado

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Justiça manda Unimed proceder exame de cateterismo a conveniado
A juíza da 1ª Vara Cível de Fernandópolis, Luciana Cassiano Zamperlini Cochito, deferiu liminar a favor do comerciante João Rodrigues para que a Unimed Fernandópolis (Cooperativa de Trabalho Médico) proceda à expedição de autorização ao Hospital de Base, sediado em São José do Rio Preto, com a finalidade de realizar exame de cateterismo. O não cumprimento incide imposição de multa diária de R$ 500,00. Também rotulou como a responsabilidade criminal ao diretor presidente Jarbas Alves Teixeira, pelo descumprimento da ordem judicial.

A ação, subscrita pelo advogado Benedito de Freitas, solicitou a realização de exames em virtude do estado debilitado do comerciante, procedente de enfermidade cardíaca. Em decorrência da doença, Rodrigues perdeu mais de 40 quilos e corria risco de vida. O entendimento judicial asseverou que a Unimed não cumpriu o que determina o Código de Defesa do Consumidor. O conveniado está amparado em um contrato, celebrado em 9 de dezembro de 1991.



Em outra ação, a Unimed de Fernandópolis terá de ressarcir ao aposentado Olavo Ruviere em R$ 692,75, em virtude de não pagar as custas de exame de cateterismo, realizado no Hospital de Coração, em São José do Rio Preto. Ruvieri foi assistido pelo advogado Maurílio Saves.