Parque Estoril recebe novas galerias

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Parque Estoril recebe novas galerias
Os moradores do Parque Estoril receberam a mais nova obra de infra-estrutura do bairro no último sábado, 21, quando a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Obras, entregou 100 metros de galerias pluviais. A conquista é uma reivindicação antiga dos moradores que sofrem com o alagamento das ruas no período de chuva.

A equipe de obras da prefeitura trabalhou intensamente durante trinta dias no local para concluir as galerias antes do início das chuvas. Segundo os moradores, o problema existe há mais de 20 anos, período em que sofreram as conseqüências das fortes chuvas. Muitas casas eram inundadas com o alto volume de água que também levava para dentro das casas lixo e entulho dos terrenos baldios próximos.

Maria Antonia Borboni, é moradora do bairro há sete anos e uma das mais prejudicadas. Sua casa fica em frente às galerias e se enchia de água e sujeira no período de chuva, “Tive que colocar placas no portão de casa para ver se diminuía o problema. Quando chovia a água entrava dentro da minha garagem e dentro de casa. Pensei várias vezes em me mudar porque pedimos uma solução há anos e nunca aconteceu”, desabafa.

O terreno que fica em cima das galerias pertence a Alberto Oiafuso Yiendo há aproximadamente 30 anos. Agradecido, ele conta que há uns três ou quatro anos o problema se agravou porque estava afundando e se tornando uma cratera. “Quero agradecer-lhe. Foi a coragem da sua administração que tornou isso possível. Você enfrenta as críticas mostrando os resultados do seu trabalho junto à população”, disse o proprietário que desabafou, “Todos prometiam o serviço, mas nunca fizeram nada; só promessas. Estou muito feliz não só porque valorizou meu terreno, mas porque sei o quanto é importante para a população”.

Os moradores mais recentes também agradeceram, “Estou aqui há pouco tempo, mas pude vivenciar os problemas. Reivindicamos e percebemos que houve vontade em fazer. Agora a população tem que colaborar para conservar. Estou muito grato”, disse Edson Beto Coelho que mora a três anos no bairro com sua esposa Filomena Scatena Coelho.

Durante o diálogo com os moradores, a prefeita agradeceu a equipe que trabalhou na obra, “Não posso deixar de agradecer cada funcionário que se empenhou nessa obra, porque sem eles nada disso seria possível. Esta é uma obra cara que ficaria em mais de cem mil reais se tivéssemos que licitar”, disse a prefeita, que continuou, dizendo “Esta é uma obra que não aparece, talvez por isso nunca tenha merecido atenção de outros governantes, mas o importante é que agora ela está pronta e vocês estão vendo esta realidade”.

A obra que contabiliza R$ 50 mil, recursos do próprio município, compreendeu a construção de 100 metros de galerias pluviais, a utilização de 17 mil quilos de massa asfáltica na avenida Paulo Saravali entre as ruas Pará e Moacir Ribeiro e a sinalização de solo que foi refeita para dar acabamento.

Depois de receber abraços e palavras de agradecimento da população, a prefeita agradeceu o carinho, “Com certeza este foi um dos melhores dias neste período em que estou à frente da prefeitura. Estou muito feliz”, relatou.