A unidade fernandopolense do Centro Paula Souza realizou ontem, dia 23 de junho, aula inaugural do curso Técnico em Açúcar e Álcool com a participação de Luis Antonio Arakaki, diretor do Grupo Arakaki, que proferiu palestra sobre bioenergia e o vasto campo de trabalho na área. Participaram do evento, além de professores e direção, pais e alunos do curso.
As 80 vagas oferecidas para o Técnico em Açúcar e Álcool, que tem duração de dois anos, foram preenchidas através de um vestibular que teve recorde de procura: 12 candidatos/vaga.
No primeiro módulo do curso, os alunos terão as seguintes disciplinas: aplicativos informatizados da área química, produção vegetal açucareira, controle e segurança ambiental, operação de equipamentos e processos, análise e operação de processos orgânicos e inorgânicos e linguagem, trabalho e tecnologia.
Segundo o diretor do Centro Paula Souza de Fernandópolis, Fernando José Pereira, o curso de Técnico em Açúcar e Álcool é uma realidade graças à parceria público-privada, entre o Governo do Estado de São Paulo, a destilaria Alcoeste e as usinas Ouroeste, Moema, Coruripe, Guariroba e Guarani, que juntas levantaram verba para montar o laboratório de química açúcar e álcool, que dá suporte ao curso.
O empresário Luis Antonio Arakaki afirmou que em breve surgirão outras parcerias para a criação de novos cursos no Centro Paula Souza, pois a intenção é transformar Fernandópolis em um centro de referência sucro-alcooleira.
O aluno Vitor Hugo dos Santos, de 16 anos, estava presente na aula inaugural com sua mãe, Márcia Vieira dos Santos. Segundo ele, o Técnico em Açúcar e Álcool é m curso de futuro e o escolheu por oferecer um amplo campo de trabalho. Márcia afirmou que fez questão que seu filho estudasse no Centro Paula Souza, pois, além de ser gratuito, tem referências de outros alunos de que o nível de ensino é excelente.
Profissional de Açúcar e Álcool
O Técnico em Açúcar e Álcool é o profissional que atua no controle e na supervisão dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos. Efetua análise físico-química de amostras de matéria-prima e produtos nas etapas dos processos de industrialização da cana-de-açúcar, faz o controle de qualidade dos processos, aplica normas internacionais e nacionais seguidas pela empresa, respeita os padrões de higiene e segurança do trabalho e preservação ambiental. Coordena programas e procedimentos de segurança e análise de riscos nos processos industriais.
O mercado de trabalho é amplo, sendo que o profissional pode atuar em laboratórios de pesquisa, usinas de açúcar e álcool e destilarias de álcool, entre outros.