Aos 68, morre Antonio Simões Moita, o “Tota”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Aos 68, morre Antonio Simões Moita, o “Tota”
O advogado fernandopolense Antonio Octavio Simões Moite, conhecido como “Tota”, faleceu por volta das 5h de segunda-feira, 14, em São José do Rio Preto. O sepultamento aconteceu no final da tarde do mesmo dia.

“Tota”, que era casado com Martha Cotrim, morreu devido a problemas circulatórios. Ele se destacou na advocacia pela sua competência como tributarista. Foi advogado e posteriormente sócio-gerente do Frigorífico Vale do Rio Grande. Um dos fundadores da 45ª Subsecção da OAB, ele foi vice-presidente da entidade na década de 80. Presidiu, entre 1987 e 1989, a Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF), sendo um dos maiores responsáveis pela construção do prédio-sede da entidade.

Na administração do prefeito Armando Farinazzo, exerceu a função de diretor de Recursos Humanos. Nesse período, foi escolhido para presidir a campanha ParticipaAção, da Rede Globo, que foi animada na região de Fernandópolis pelo ator Stepan Nercessian e rendeu um bom dinheiro para a campanha – com esses recursos, foi adquirido o sítio da APAE rural.

Entidades como a ACIF e a OAB divulgaram notas de pesar. Abaixo, a transcrição da nota da 45ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil.


NOTA DE PESAR
A 45ª Subsecção da OAB de Fernandópolis se encontra de luto pelo falecimento do advogado Antonio Octávio Simões Moita, ocorrido no dia de hoje.

Brilhante advogado, seus feitos em beneficio da nossa subsecção, da qual foi um dos fundadores e ocupou a vice-presidência entre os anos de 1985 e 1987, foram de grande importância para o engrandecimento da classe.
Além disso, tratava-se de um ser humano inigualável.

Suas obras de amor ao próximo são conhecidas de todos os fernandopolenses, principalmente aqueles que acompanharam seu trabalho na época em que, como empresário dos mais destacados, socorria as entidades filantrópicas da cidade com doações e sempre ajudando aqueles que o procuravam.

Com seu passamento, Fernandópolis fica ainda mais vazia de pessoas de bondade extremada.
À família enlutada, a 45ª Subsecção da OAB de Fernandópolis transmite os mais profundos votos de pesar.

Henri Dias
Presidente da 45ª Subsecção da OAB - Fernandópolis