Ser feliz depende de traçar metas e cumpri-las com amor

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Ser feliz depende de traçar metas e cumpri-las com amor
Irineu Panachão Jorge*

Quando perguntamos à grande maioria das pessoas o que elas querem para o seu futuro, normalmente escutamos como resposta: “quero ser feliz”. O que elas não percebem é que a felicidade é um estado de espírito, que deve ser conquistado e, para isso, precisamos colocar nossos sonhos no mundo material.

Imagine alguém acordar todo dia reclamando do que faz e esperando que as coisas mudem sem ao menos especificar o que deve ser mudado; ou então, pense em uma pessoa que não consegue ter um verdadeiro sentimento de amor por ninguém que não seja filho ou pais. Se você conseguir se lembrar de alguém, podemos afirmar que existe uma grande possibilidade de essa pessoa não saber o que quer da vida e que está esperando que uma grande oportunidade apareça.

Para essas pessoas costumo perguntar o que elas farias se ganhassem na mega-sena... É incrível, mas elas não conseguem dar um uso especifico nem a dez por cento do prêmio. Por quê? Simplesmente porque elas não têm objetivos.

A felicidade depende de algo para fazer (com amor) alguém para amar e algo para desejar (com muita vontade) e o mais difícil é determinar o que eu quero e o que eu estou disposto a abrir mão e não querer. Na nossa vida, para conquistar algo, é necessário saber perder algo e saber querer com tanta energia que nada mais tenha importância.

Como escolher entre tantas possibilidades que a vida moderna nos proporciona o que realmente é importante? Simples: pergunte à sua criança interna, pois ela não está contaminada pela mídia ou pela inveja do que sua “tribo” diz ser importante, nem tampouco está corrompida pelo medo que você adquiriu para se tornar adulto e ela ainda lembra qual é a sua verdadeira missão, o que o torna especial e único.

A forma para fazer isso é escrever seus sonhos, por mais impossíveis ou absurdos que eles possam parecer. Depois, separe-os por prioridade. Analise, entre dois deles, de qual você abriria mão em prol do outro e assim sucessivamente, até sobrar aquele que é o mais importante. O próximo passo é escrevê-lo e comprometer-se em cumpri-lo.

Escreva de maneira que qualquer pessoa que leia saiba exatamente o que você quer, seja o mais específico possível. Depois, coloque o valor, quanto vai custar na moeda que mais lhe agrada. Agora, você pode detalhar o caminho que vai seguir para alcançá-lo, sem se esquecer de deixar claro o primeiro passo; só falta colocar a data de realização, com dia/mês/ano. Para finalizar, escreva por que é importante atingir esse objetivo.

Perceba que podemos ter muitos objetivos em nossa vida, pois temos muitos personagens que somos obrigados a interpretar; mas somente desejando e realizando poderemos ser felizes - e a plenitude só será alcançada com todos os nossos EUs satisfeitos. O início de cada ano é um recomeço, e, portanto, se torna a data ideal para escrevermos o nosso plano de vida, que nada mais é do que nossas metas de curto, médio e longo prazo escritas e alinhadas de forma clara.

Tenha um ótimo ano, isto é; faça um ótimo ano da maneira que você escolheu.

Irineu Panachão Jorge é Palestrante
www.irineupanachaojorge.com.br