Chegou a hora de você ficar livre das estrias, cicatrizes e rugas que tanto a incomodam. Trata-se de um tratamento que apesar de absolutamente inovador é simples e oferece várias vantagens como:
A fase de cicatrização é curta (cerca de cinco dias)
Não danifica a pele
Não é doloroso
É menos dispendioso do que o tratamento a laser
Depois de cicatrizar, pode-se expor ao sol normalmente
Em Fernandópolis esse tratamento conhecido como Terapia Percutânea de Indução de Colágeno - é oferecido pela Dermaclin. Para que você tire suas dúvidas, a dermatologista Nadia Cristiane de Mattia fala sobre o assunto.
No que consiste a Terapia Percutânea de Indução de Colágeno?
- Consiste na indução da produção de colágeno pela pele estimulada através do rolamento de um cilindro com pequenas agulhas, que provocam micro-escaras na mesma (estímulo mecânico). Estas pequenas escaras fazem a pele passar por três fases:
- Inflamação
- Proliferação de células
- Remodelação do tecido
O que é este cilindro com agulhas?
- O nome dado a este aparelho é Dermaroller
Qual quantidade de colágeno será induzida pela CIT?
- A quantidade de colágeno dobrou após o tratamento.
Seria necessário o uso de algum medicamento para obter tal quantidade de colágeno?
- Não, esse resultado é obtido somente através das micro-escaras produzidas pelas agulhas, mas poderemos utilizar algumas substâncias para melhorá-lo (como a vitamina C tópica, por exemplo).
É um tratamento doloroso?
- Não, pois é aplicado um creme anestésico tópico que deixa a pele anestesiada, o paciente pode sentir suaves picadas no local.
Quanto tempo dura o procedimento?
- Após a aplicação do anestésico tópico, aguardamos 30 min. O procedimento de rolamento leva de 15 a 20 min. Caso haja aplicação de uma máscara de vitamina C após o rolamento, esta permanece por mais 15 min.
Existe muito sangramento durante o procedimento?
- Não existe perda de sangue, pois as micro-punções são superficiais e provocam, apenas, micro-sangramentos.
Quanto tempo o paciente deve permanecer em casa após o procedimento?
- Durante os dois primeiros dias após o tratamento a pele pode se apresentar com hiperemia (vermelhidão), quando poderá ser utilizada uma camuflagem ou maquilagem, não sendo necessária a permanência domiciliar, a critério do paciente.
Quais são os riscos de complicação após este procedimento?
- Como a pele foi penetrada, existe o risco de infecção, herpes, cicatriz ou formação de quelóide (no caso de pacientes com propensão ao mesmo). Porém, como o procedimento é realizado em ambiente ambulatorial, nenhum caso foi observado até o momento.
Depois de quanto tempo podemos repetir o procedimento?
- Como a neoformação do colágeno leva de 6 a 8 semanas, não há necessidade de repeti-lo antes deste período.