Quem está construindo ou reformando e quer criar um ambiente harmonioso e tranquilo, deve utilizar a cor cheiro-verde. A dica é da equipe do Espaço das Cores da Secol Materiais para Construção. Segundo os consultores de cores do Espaço das Cores - André e Clau - através de um estudo realizado pela Colour Futures, livro que aponta as tendências de cores e estilos, o cheiro-verde foi o tom apontado como a cor de 2009.
A escolha é fruto de um estudo baseado em vários segmentos da sociedade, como decoração, arquitetura, design, moda e cultura. Um verde refrescante e de efeitos relaxantes, a cor do ano representa o perfeito alinhamento entre a natureza e a ciência, em busca de um sentido harmonioso e sustentável para a vida.
Além do verde "Cheiro-Verde", fique atento aos temas definidos pelo Colour Futures como os principais movimentos que vão nortear o estilo de vida em 2009. Cada um dos grupos chega com uma sugestão de paleta de cores e palavras ou expressões que definem bem o que os tons selecionados transmitem.
E para quem quer dar um toque diferente em sua casa e criar um estilo próprio, mas não sabe por onde começar, o Espaço das Cores possui um serviço gratuito que facilita a escolha de cores em fachadas e ambientes.
Através de um programa de computador é possível realizar uma simulação da pintura da casa, usando uma foto do ambiente. Como num passe de mágica, você poderá ver a sua casa na cor exata e desejada.
Na escolha da cor mais apropriada a determinado ambiente, vários fatores devem ser levados em consideração, tais como a iluminação, o tamanho do espaço, móveis, pisos, entre outros. O trabalho do Espaço das Cores é orientar a pessoa quanto a isso. Nossa equipe vai até a casa do cliente, analisa cada um desses itens, fotografamos o local e, em seguida, fazemos a simulação no computador de acordo com a cor mais apropriada para o local e que vá ao encontro do desejo do cliente, disse Clau.
Para a advogada Ângela Pracone, cliente da loja, o Espaço das Cores da Secol é o caminho certo e seguro na hora de escolher as cores da sua construção, pois através de um avançado programa pode visualizar sua obra antes mesmo do seu término.
Confira cada um dos temas-chave 2009:
Ecoarquitetura
Conceito: a construção sustentável, que respeita o meio-ambiente, está presente no pensamento da maior parte das pessoas. A ordem é aliar uma atitude verde e limpa aos sistemas inteligentes para soluções arquitetônicas ecologicamente eficientes.
Expressões: sistemas inteligentes, ecológico e saudável, bio-empreendimentos, eco-solução, impacto estrutural, vivendo na vertical.
Palheta de cores: 16 tons suaves vindos da natureza, como palha, azeitona, salgueiro e água, refletidos por verdes tecnológicos, azuis e tons arquitetônicos.
Dimensões do branco
Conceito: o principal elemento é a luz, com uma integração sutil de tonalidades e contrastes. Mescla a leveza do branco com uma dose de magia futurista e moderna.
Expressões: facetado, futurista, sintético, intrigante, complexo, esculpido.
Palheta de cores: 16 tons de novos brancos que se contrapõem às cores fortes da construção, como ferrugem, barro e ardósia.
Herança Cultural
Conceito: design e tradições concretizados em trabalhos artesanais que têm seu valor associado a pequenas produções, edições limitadas e comunidades sustentáveis.
Expressões: continuidade, integridade, orgulho, redescoberta, genuíno, customização.
Palheta de cores: 16 tons que combinam nuances botânicas, como mostarda, uva, cacto, com cores quentes e vibrantes.
Equilibrium
Conceito: nova atitude com relação à vida, reavaliação dos relacionamentos com outros, com a comunidade e com os rigores da vida moderna. Equilibrar a sociabilidade com a calma, ser ativo com momentos de descanso.
Expressões: carinhoso, refrescante, balanceado, sustentável, medicinal e regenerativo.
Paleta de cores: 16 tons calmantes e agradáveis, como jasmim, musgo e menta. Tudo inspirado em chás.
Diversão em casa
Conceito: a funcionalidade pode ser sinônimo de diversão. O ambiente é divertido e serve para manifestar as expressões de quem vive ali.
Expressões: energético, otimista, ativo, alegre, aventureiro e futurista.
Paleta de cores: 16 tons vibrantes e saturados, como coral, kiwi e fúcsia, contrastados por cores rebaixadas como grafite e cru.