BOA DE GARFO: 2 anos descobrindo sabores e descomplicando a gastronomia

Compartilhe -

BOA DE GARFO: 2 anos descobrindo sabores e descomplicando a gastronomia

Na segunda-feira, 10, a Coluna Boa de Garfo comemora dois anos de vida! Um total de 95 publicações no site e impresso no jornal CIDADÃO. Pensei em muita coisa para escrever, mas decidi responder a pergunta que recebo todas as vezes que falo da coluna: você é especialista em gastronomia? E a resposta é não e nem tenho pretensão para tanto.

Sou uma jornalista curiosa, que gosta de cozinhar e é Boa de Garfo. Tenho certeza que se fosse especialista meu olhar seria outro. Mais criterioso e técnico. Aqui, a visão, ou melhor, o paladar é de uma pessoa comum que gosta de comer bem. Assim como você que está lendo esse humilde texto.

O fato de gostar de cozinhar e compartilhar meus devaneios na cozinha também foi algo que favoreceu para a criação da coluna. Gosto de compartilhar a cozinha de um jeito simples, descomplicado e que todo mundo consiga fazer em casa, afinal, não estamos falando de especialistas e, sim, de apreciadores de uma boa comida.

Meu jeito de escrever, da forma que eu falo, acho que tem agradado. Até quando coloco (risos) ou (kkk) alguns leitores comentam. Receber uma mensagem no final de semana de vocês que fizeram minhas receitas, que ficaram com água na boca ou apenas que gostaram do conteúdo é simplesmente sensacional! Tem gente que fica “bravo”! Fala que fica passando vontade. (risos)

Na semana passada fiz um Instagram da coluna (@colunaboadegarfo) com fotos e vídeos de receitas e dicas especiais. E, pasmem, um vídeo publicado na noite de segunda-feira, da receita de um despretensioso frango oriental rendeu mais de 4 mil visualizações. Detalhe, até o fechamento dessa edição, meus seguidores não passavam de 100. Imagina o quanto essa pessoinha aqui ficou enlouquecida de tão feliz! A ideia é compartilhar dicas do dia a dia por lá. Mas, não se preocupe, não irei abandonar aqui! Afinal, acho fascinante a arte de transmitir sensações e desejos por meio da escrita.

A receita que bombou na internet essa semana foi um simples arroz, feijão e frango oriental

Mas, vamos falar de comida! A receita que compartilhei, que foi sucesso de audiência, não foi nada de extraordinário! Afinal, o foco é mostrar a rotina. Estava sossegadona fazendo meu jantar e resolvi filmar. Tinha apenas um filé de frango descongelado. Piquei em cubos e refoguei na frigideira. Depois adicionei tomate, cebola, brócolis e pimentão amarelo, tudo picado grosseiramente. Coloquei meus temperinhos e o toque oriental ficou por conta do óleo de gergelim torrado. Deixei cozinhar e pronto. Ficou perfeito! Montei um pratão com arroz integral com açafrão, feijão preto (meu preferido da vida!) e o frango oriental. Sem nenhum ingrediente gourmet, simples e com o que eu tinha na minha geladeira! E, acredito que seja esse o segredo para que a coluna se aproxime do leitor e do internauta: a simplicidade.

Falando em simplicidade, vou compartilhar a receita do meu último vídeo publicado, que me remete à muitas memórias afetivas, pois quem fazia era minha avó Zeferina Roma Simioli. Eita mulher com a mão boa para cozinhar viu! Então, vamos ao Arroz Doce de Vó!

Arroz Doce de Vó

Arroz Doce de Vó

Ingredientes

1 xícara de arroz branco

2 xícaras de água

2 e ½ xícaras de leite integral

½ caixinha de leite condensado

2 paus de canela

3 cravos da índia

½ xícara de açúcar

Modo de fazer

Cozinhe o arroz com a água. Depois de cozido adicione o leite, leite condensado, canela e cravo. Enquanto o doce ferve, em outra panela derreta o açúcar e quando tiver com a cor de caramelo vá adicionando aos poucos no arroz doce mexendo sempre até todo o caramelo derreter. Deixe ferventar e pronto. Para servir adicione canela ou paçoca rolha esfarelada.