A requintada e suculenta gastronomia do fogão de casa

Compartilhe -

A requintada e suculenta gastronomia do fogão de casa

Que a comida caseira pode sim ter uma dose de requinte não é novidade. Já falei inclusive algumas vezes por aqui. Mas, sempre que publico uma foto em minhas redes sociais recebo alguns questionamentos. Mas você prepara tudo isso só pra você? Como consegue? Qual a necessidade? Bom, vamos por partes! Primeiro que comemos antes com os olhos, não é mesmo? Uma aparência bonita faz toda a diferença para abrir o apetite. Então já começa por aí. Gosto de montar uma mesa bonita e na hora de servir a comida, colocar arrumadinha no prato para que fique atraente para a “foto”! E esse capricho vale desde um risoto de camarão até para um arroz, feijão e ovo! É isso que faz a diferença.

Além da boa aparência, você experimentar dar o seu toque especial em receitas clássicas é um truque que utilizo diariamente na minha cozinha. Óbvio que nem sempre dá certo, mas até quando dá errado fica bom! (risos) Mas, basta usar o seu conhecimento básico de cozinha, testar um temperinho aqui, uma combinação acolá, pegar uma dica na internet e pronto! Não tem erro.

Um exemplo disso foi quando resolvi transformar um simples risoto de camarão em risoto de moqueca. Sim, meus amores, sou muito abusada! Para isso, refoguei o arroz arbório com pimentão vermelho e amarelo e cozinhei ele normalmente. Na hora de finalizar, utilizei uma menor quantidade de manteiga, leite de coco e os camarões já grelhados. Sério! O sabor de moqueca é demais. E como disse, a base do preparo do risoto não mudou, a única coisa que fiz foi acrescentar ingredientes e dar mais sabor e isso é sensacional!

A rabada na cerveja com polenta ficou com um sabor indescritível

A gastronomia simples, do dia a dia, pode sim ganhar uma dose de requinte, eu diria, um toque Masterchef. Basta usar sua criatividade. Dia desses fiz uma rabada bovina com polenta. Poderia ter cozinhado normalmente, como uma carne de panela. Mas decidi colocar uma cerveja forte para cozinhar a carne. Pasmem, fez toda a diferença! Deu um sabor incrível, bem maltado e uma suculência que nunca consegui atingir.

A galinhada ganhou mais suculência com o uso do filé de coxa e sobrecoxa de frango

Outra receita simples, que compartilhei recentemente e me rendeu diversas mensagens do tipo: “Me deu água na boca”, “Quando fizer de novo me convida para comer”, “Eu quero” foi de uma galinhada. Era uma receita normal, mas o meu diferencial foi utilizar o filé de coxa e sobrecoxa. É um corte mais suculento do frango e deixa a o arroz mais molhadinho e apetitoso. Sem contar que caprichei no mix de temperinhos. Ficou simplesmente sensacional.

Linguini com camarões é quase um macarrão instantâneo

Sabe aquele dia que dá vontade de comer uma massa diferente? Sem o tradicional molho bolonhesa? É hora de colocar a criatividade para funcionar. Temperei alguns camarões cinza com suco e raspas de limão, alho, sal e pimenta do reino. Coloquei um linguine (aquele espaguete achatadinho) para cozinhar enquanto grelhei os camarões, adicionei creme de leite, um dente de alho, queijo ralado e acertei o sal. Misturei ao macarrão e finalizei com salsa picada. Fiz em no máximo 10 minutos. Quase um macarrão instantâneo e você não faz ideia da loucura que que fica isso!

Quer acompanhar minhas aventuras na cozinha e meus devaneios gastronômicos? Agora teremos conteúdos diários no Instagram @colunaboadegarfo. Lá compartilho não só meus pratos, mas também vídeos com receitas (que ainda estou aprendendo produzir, portanto, perdoe qualquer falha), dicas de restaurantes, bares, lanchonetes e produtos que utilizo nas minhas receitas e recomendo. Me siga lá e já confira a receitinha de pipoca doce que fiz essa semana para adoçar a vida da família toda nesse final de semana.