Sim! Basta uma dose de criatividade para elaborar sabores incríveis! Somos muito reféns dos lanches tradicionais com queijos, presuntos, apresuntados e bacons. Todos alimentos ultraprocessados, que se consumidos em excesso, não fazem nada bem para nossa saúde. De vez em quando ok! Afinal, quem resiste né? Mas o papo hoje é um sanduba saudável, suculento e cheio de sabor.
E a pauta veio do site “Panelinha”, da minha musa/diva master da cozinha, Rita Lobo. Ela tem o dom de transformar alimentos simples em verdadeiros banquetes cheios de sabor. Sem contar o talento que ela tem para aproveitar os ingredientes por completo. Se você não a conhece e gosta de uma cozinha prática e gostosa, dá um Google aí, que vale muito a pena. Ficaria horas falando dela e suas receitas, mas hoje, como já disse, o lance é o sanduba. Em seu blog, Rita defende um sanduba feito sem aditivos químicos e apenas com comida de verdade.
A primeira sugestão de Rita é o sanduíche de rosbife, que pode ser feito com lagarto ou filé mignon. É um clássico que não tem segredo. Basta temperar, assar e fatiar bem fininho. Se quiser pode até congelar e quando bater a vontade do lanche é só tirar do freezer que ele descongela rapidão. Nesse sanduba eu colocaria tomates em rodelas, rúcula e cebola roxa e faria um molho de iogurte com azeite. Ah, usaria um pão italiano também, de fermentação natural. Imagina só!
Agora se você é do time do frango, mas gosta dele mais suculento e apetitoso tem que anotar essa receita da Rita Lobo pra sua vida. Frango assado no papilote. Acomode rodelas de cebola no fundo do papel alumínio e tomates cereja cortados ao meio e depois coloque uma “banda” do peito de frango temperado com ervas frescas sobre eles. Feche o papilote e asse no forno. O frango fica mega suculento e pode ser adicionado ao recheio do lanche desfiado ou em pedaços. A cebola, o tomate e o molho podem fazer parte do recheio do lanche também. Eu ainda adicionaria repolho roxo cortado bem fininho e queijo fresco daqueles artesanais feitos no sítio. Eita coisa boa!
Outra dica da mestra é o popular patê de atum. Mas, com um toque que só a Rita Lobo para inventar, viu! Ao invés da maionese utilize um iogurte natural e capriche na dose extra de sabor com cebola refogada, raspas de limão, folhas de hortelã e, pasmem, alcaparras. Confesso que já fiquei desejando essa combinação. Já pensei em comer com pão sírio ou torradas. Já imaginou o sabor disso? Confesso que fiquei com água na boca, viu!
Além as proteínas, as pastinhas os patês também são ótimos para combinar com os sanduíches, inclusive os frios. E, se tem uma que é bastante versátil é o homus, ou pasta de grão de bico. A tradicional árabe é temperada também com tahine, mas vai do seu gosto.
Ingredientes
1 lata de grão-de-bico (1 ½ xícara (chá) de grãos cozidos)
1 dente de alho
1 colher (sopa) de água
5 colheres (sopa) de azeite
6 ramos de salsinha
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
Sobre uma tigela passe os grãos-de-bico por uma peneira e deixe escorrer bem a água.
Com a lateral da faca, amasse o dente de alho e descarte a casca. Lave, seque e pique a salsinha grosseiramente.
No processador de alimentos, coloque metade grão-de-bico, o alho, a água e 3 colheres (sopa) de azeite. Bata bem até formar uma pasta lisa – esse passo é importante não só para bater o grão-de-bico mas também para triturar o alho. Transfira para uma tigela e reserve.
Coloque a outra metade do grão-de-bico no processador. Junte o restante do azeite e bata no modo pulsar apenas para quebrar os grãos – eles vão dar uma textura rústica para a pasta. Junte os grãos batidos à pasta na tigela, misture a salsinha, prove e tempere com sal e pimenta. Sirva a seguir com torradas.
Fonte: Panelinha – Rita Lobo