Nessa última coluna de 2022 não poderia deixar de destacar os artesanais de Fernandópolis. No último final de semana a CriArte – Feira de Artes Manuais e Gastronomia recebeu 11 expositores do segmento de alimentação, que encantaram os visitantes da feira.
Confesso que, como organizadora, meu desejo é que todos tenham sucesso, mas nem sempre isso acontece e não depende só de mim. Porém, quando somos surpreendidos com o sucesso coletivo, é maravilhoso!!! Foi o que aconteceu na última edição da CriArte. Os visitantes ficaram enlouquecidos com a gastronomia que temos em nossa cidade! Vou compartilhar um pouquinho com vocês do que tivemos de diferente.
O Lucas Perdigão, do Pastifício Maestro, sempre comercializou suas massas artesanais e dessa vez, levou para a CriArte o talharim pronto com opções de molho ao sugo ou sálvia na manteiga e queijo campeiro ralado da queijaria Jeito de Mato. Tudo feito na hora com o maior capricho e ainda decoradinho. Alguém duvida que foi sucesso? Simplesmente esgotou no domingo!
O chef Écio Corsini levou pela primeira vez para a feira suas pizzas artesanais feitas com pastrami e copa lombo defumada artesanalmente, além do magnífico requeijão da queijaria Jeito de Mato, que tá em todas, deu para perceber, né? No domingo, para atender os inúmeros pedidos, Écio também fez os lanches de hambúrguer suíno defumado, que também foi sucesso e esgotou rapidinho!
Outro grande sucesso foram as geleias da Tia Rosa, que aliás, não só os produtos, mas ela também fez o maior sucesso com sua simpatia. Na feira, os visitantes tinham a oportunidade de experimentar todos os sabores das geleias produzidas por essa matriarca maravilhosa e, confesso, ficava difícil escolher uma só para levar viu! A minha preferida, de cebola com bacon, pelo jeito também foi do povo que passou por lá, viu. Outra que fez sucesso foi de damasco com castanhas, que é a grande novidade para esse fim de ano.
A Doce Mistura Gelatos e Picolés artesanais participaram pela primeira vez e, olha, trouxeram tanta novidade que ficava difícil escolher entre gelato, picolé, petit gâteau e até cappuccino com picolé! Fiquei apaixonada na variedade de sabores e da delícia que eles são! Confesso que gosto dos mais exóticos e o meu preferido foi o picolé de maracujá com gengibre. Refrescante, saboroso, enfim, perfeitooo!!!!
Ainda no segmento de doces, o Donuts Lola apresentou essa rosquinha confeitada repleta de novidades para a feira. Com diferentes sabores, coberturas, cores e até algumas versões salgadas, que foram sucesso absoluto. Para que gosta de provar um de cada, ainda tinha a opção do copo da felicidade com vários donuts para você se lambuzar!!
Para quem gosta de uma boa cachaça teve a oportunidade de experimentar a Karikana, que é produzida de forma artesanal aqui em Fernandópolis. Foram apresentadas as versões Amburana, Carvalho, Castanheiras, Prata e a Premium, que claro, foi a minha preferida! Ela tem um aroma que parece um licor! Até quem não é de tomar cachaça pura quis experimentar e se apaixonou.
Fechando com chave de ouro também tivemos as maravilhas árabes da Delícias da Si, que além de ter mãos de fada na cozinha é dona de uma simpatia e uma energia deliciosa. O mix com kibe cru, coalhada, homus, babaganuche, escabeche de berinjela e mini pães árabes fez o maior sucesso! É uma dica maravilhosa para servir como aperitivo em qualquer ocasião, viu!
Que orgulho da nossa cidade e todos os talentos que temos aqui na gastronomia. Me despeço de 2022 com o coração e o “estômago” felizes com tantas delícias que tive a oportunidade de experimentar. Que 2023 traga ainda mais experiências deliciosas, saúde e muita comida boa! FELIZ ANO NOVO!