CEIA DE NATAL: as polêmicas e receitas de família

Compartilhe -

CEIA DE NATAL: as polêmicas e receitas de família

Atire a primeira pedra, a família que nunca teve uma treta por conta da uva passa no salpicão. Da mesma forma que tem aquele que ama, tem aquele que não pode vê-la no salpicão que já torce o nariz. Confesso que desde muito pequena sou apaixonada por uva passa.

No Natal, a uva passa está presente no salpicão, na farofa e até no arroz! Para quem gosta é um deleite! Surra de passas! Aqueles que não são fãs tem uma trabalheira danada. Agora, quem não pode nem ver, passa fome dependendo do lugar! Como geralmente sou eu quem cozinho no Natal da minha família escolho apenas uma receita para colocar as passas. Assim evitamos maiores polêmicas.

Salada de folhas com figos, queijo e nozes (Foto: Freepik)

Como é o cardápio de vocês na ceia de Natal? Na casa dos meus pais, confesso que somos bastante tradicionais e variamos bem pouco. Quase sempre o que muda é a carne. Costumo fazer uma tábua de frios e uns belisketes para aperitivar e na ceia em si faço um arroz (geralmente branco para não dar briga); uma farofa bem úmida com bacon, calabresa, ervilha, cenoura e farinha de mandioca bijú; um creme de milho ou palmito; o salpicão com frango defumado é um dos pratos mais esperados por todos nós, pois fazemos só no Natal; e como proteína geralmente fazemos uma ave e uma carne suína que pode ser pernil, lombo ou até uma leitoa. Na sobremesa variamos bastante, vai desde sorvete até merengue.

O cuscuz paulista é um prato delicioso e que fica lindo na mesa de Natal (Foto: Ajinomoto)

Mas é possível ser mais criativo sim, viu! No próprio arroz, você pode adicionar amêndoas laminadas ou nozes. Fica DI-VI-NO e deixa muito mais incrementado e xike! Ao invés do creme de milho, faça o creme de palmito com requeijão. É um escândalo de maravilhoso! Também gosto muito para a ceia do cuscuz caipira paulista feito com farinha de milho, peito de frango, tomate, milho, azeitonas verdes, palmito, ovo cozido e pimenta dedo-de-moça. Sem contar que fica maravilhoso de lindo para decorar a mesa. No quesito saladas, é possível variar muito de acordo com as outras receitas, mas pode ir desde um simples mix de folhas com frutas, nozes e castanhas até uma salada de grão de bico com bacalhau, um luxo!

Como essa é a penúltima coluna do ano (ahhhh!!) vou caprichar com duas receitas para ajudar na ceia aí da sua casa. Vai ser sucesso total!!! Quem fizer, me conta!

FILÉ MIGNON SUÍNO COM CROSTA DE ERVAS E NOZES E ARROZ DE FESTA

FILÉ MIGNON SUÍNO COM CROSTA DE ERVAS E NOZES E ARROZ DE FESTA
(Foto: receitasnestle.com.br)

Ingredientes

1 kg de filé mignon suíno temperado

2 colheres (sopa) de tomilho fresco

3 colheres (sopa) de alecrim fresco

5 g de gergelim branco

2 colheres (sopa) de salsinha fresca

30 g de farinha panko

meia xícara (chá) de nozes triturada

60 g de mel

1 pitada de pimenta calabresa em flocos

3 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de MAGGI® Fondor

50 g de manteiga

200 g de mini cebolas

Arroz de Festa

2 colheres (sopa) de óleo

1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido

2 tabletes de MAGGI® Caldo Legumes

meia xícara (chá) de água fervente

2 colheres (sopa) de manteiga

100 g de amêndoas em lascas

50 g de uvas-passas

4 tomates secos picados

3 colheres (sopa) de coentro picado

Modo de Preparo

1.  Coloque a peça de carne em uma assadeira e reserve.

2.  Em um recipiente misture todos os ingredientes da crosta misture bem e espalhe sobre a carne e leve a geladeira por 20 minutos.

3.  Retire da geladeira junte as minicebolas e cura com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

4.  Retire o papel alumínio e deixe dourar mais um pouco

Arroz de Festa

5.  Em uma panela média, aqueça o óleo e refogue bem o arroz.

6.  Acrescente o MAGGI Caldo e a água fervente. Deixe cozinhar, em panela parcialmente tampada.

7.  Quando o arroz estiver cozido, adicione a manteiga, as amêndoas, as uvas-passas e os tomates seco. Polvilhe o coentro e sirva a seguir.

Fonte: www.receitasnestle.com.br