DE VILÃO À MOCINHO: a ascensão do ovo na mesa do brasileiro

Compartilhe -

DE VILÃO À MOCINHO: a ascensão do ovo na mesa do brasileiro

Considerado o segundo alimento mais completo – atrás somente do leite materno – o ovo é fonte de proteína, ferro, cálcio e zinco. Mas, ele nem sempre foi visto dessa forma. Na década de 70, após a divulgação de uma publicação da Associação Americana do Coração que relacionou a ingestão do produto ao aumento da taxa de colesterol para além de um nível considerado saudável, o ovo se tornou inimigo de uma alimentação saudável. Hoje, após uma recente pesquisa de uma universidade espanhola, a reputação do ovo está em alta. De acordo com o estudo, pessoas que comem até cinco ovos por semana são mais magras do que as que consomem o produto em quantidades inferiores.

Com isso, até a produção de ovos aumentou, segundo uma publicação da revista Veja, a produção brasileira de ovos de galinha bate recordes seguidos e se aproxima dos 60 bilhões de unidades por ano. As variações se multiplicam: há ovos gourmet, enriquecidos com ômega 3, orgânicos, caipiras — e até com duas gemas, para quem é dado a excentricidades.

Ovos fritos com salada bacon e pão formam uma combinação perfeita (Foto: Freepik.com)

Confesso que o ovo está presente em variadas refeições na minha casa. Primeiro pela praticidade, segundo pela versatilidade e, em terceiro, é claro, pelo preço!! Em tempos de carne com o preço nas alturas, o ovo é um ótimo substituto. Para não enjoar, gosto de variar as formas de preparo e até os temperos e acompanhamentos. O clássico arroz, feijão, ovo frito com gema mole e farofa é uma das combinações mais perfeitas. No ovo frito gosto de preparar no azeite e temperar com sal e pimenta do reino. Quando quero mais incrementadinho adiciono uma fatia de mussarela na frigideira, adiciono o ovo, tomate cereja, sal e orégano. Fica perfeito!

Os ovos mexidos, se incrementados, podem se tornar um delicioso lanche (Foto: Freepik.com)

No café da manhã gosto muito de ovos mexidos e para ficar bem cremoso adiciono creme de leite e uma colher de requeijão. Impossível não amar! Outra opção para o café, lanche ou até uma refeição bem gostosa é a omelete. Sou viciada, viu! E gosto de incrementar com bastante tempero, tomate e comer com salada de folhas e azeite. A simplicidade do ovo cozido dá um upgrade numa saladona, no popular PF – Prato Feito e até para finalizar uma bela galinhada.

A omelete é uma refeição mega completa. Basta incrementar com os temperos e ingredientes que você mais gosta (Foto: Freepik.com)

Para quem não gosta muito do paladar do ovo, minha dica para deixá-lo mais saboroso e atraente é variar os temperos. Gosto muito de usar o azeite, orégano, mix de pimentas, pimenta calabresa dá um sabor sensacional, páprica defumada, cebola, cheiro verde e queijo. Ah, também vale apostar no bacon, viu!! Um pão com ovo, salada e bacon é dos deuses!!!

A receita de hoje, é o Shakshuka ou o popular "Ovos do Purgatório". O prato é muito popular no Oriente Médio e traz os ovos como estrela principal. Fica saboroso, suculento e facílimo de fazer.

Shakshuka ou Ovos do Purgatório

Shakshuka ou Ovos do Purgatório
Shakshuka ou Ovos do Purgatório (Foto: Freepik.com)

Ingredientes

3 dentes de alho picados

1/2 pimentão amarelo sem sementes e picado pequeno

1/2 pimentão vermelho sem sementes e picado pequeno

1 berinjela pequena em cubos

1 abobrinha pequena em cubos

1 lata de tomate pelado ou umas 300 gramas de molho de tomate

4 ovos

Sal, pimenta do reino, páprica picante, orégano e salsinha a gosto

Azeite

Modo de fazer

Refogue o alho no azeite, em uma frigideira.

Adicione, em ordem, os pimentões, a berinjela e a abobrinha. Refogue por 2 minutos entre cada ingrediente.

Acrescente o molho de tomate, tempere com sal, pimenta do reino, páprica e orégano. Deixe engrossar.

Em uma tigela à parte, quebre os ovos.

Com uma colher, abra um espaço no molho e despeje os ovos, repetindo o processo para cada um deles.

Tampe a frigideira e deixe por uns 5 minutos.

Salpique salsinha picada.

Agora é só servir. Bom apetite!.

Fonte: receita de @insanacozinha na receiteria.com.br