FRANGO ASSADO: a clássica iguaria dos almoços de domingo

Compartilhe -

FRANGO ASSADO: a clássica iguaria dos almoços de domingo

Um dos cardápios mais clássicos dos almoços de domingo é o frango assado com macarronada. Se o frango for assado naquelas máquinas mais conhecidas como “televisão de cachorro”, eita! que o sabor fica ainda melhor. Aqui em Fernandópolis podemos encontrar os frangos assados em diversos açougues da cidade e eles são vendidos com aquela farofa bem molhadinha. Mas já tentou fazer na sua casa?

Confesso que o frango inteiro exige um certo conhecimento para que ele não fique seco e sem gosto. Portanto, se não sabe fazer, valorize muito quem sabe e vende! Um dos grandes segredos é o tempo de marinada, que é quando o frango fica descansando e absorvendo o tempero. O tempo mínimo deve ser de 4 horas e no máximo 12 horas. Outro segredinho é assar o seu frango em baixas temperaturas com uma cocção lenta e com ele coberto com papel alumínio. Agora o gran finale, que garante não só a umidade, as também um sabor incrível é a manteiga (não é margarina, viu!). Utilize ingredientes de qualidade para o preparo e você terá um resultado absurdamente maravilhoso.

O frango assado de máquina é um deleite e aqui em Fernandópolis é fácil de encontrar aos domingos em vários açougues da cidade

Agora, se você prefere fazer os cortes de frango assado, o meu favorito é a coxa inteira ou sobrecoxa desossada. Juro! Desconheço corte mais suculento e saboroso. Geralmente gosto de utilizar um tempero bem simples e básico (alho, sal, pimenta) e para dar um toque especial, adiciono algumas ervas aromáticas como: o alecrim. Além de dar um perfume delicioso ao assado, o alecrim tira aquele gostinho de “fresquim” do frango de granja (minha avó que dizia isso e aprendi com ela). Costumo fazer no forno convencional e também na air fryer, que fica pronto bem mais rápido e tão saboroso quanto.

A coxa e a sobrecoxa de frango assadas são os melhores cortes, na minha humilde opinião, para fazer no forno (Foto: Freepik.com)

Outra forma de fazer o frango assado que euzinha sou enlouquecida é no churrasco! Ainda mais se for aquela coxinha ou o meio da asa (acho que é assim que diz) risos. Geralmente quando compro nos açougues que já conheço e estou acostumada, pego temperado já! Agora, se é um supermercado ou casa de carnes que nunca comprei, prefiro fazer o meu tempero, que também é muito simples. Utilizo tudo em pó: alho, sal, pimenta, páprica, vinagre e açúcar mascavo (que dá uma caramelizada fenomenal). Deixo na marinada pelo menos por 2 horas antes de assar. É o suficiente para salivar muito!

O tempero certo no frango para assar na churrasqueira garante uma belezura douradinha e suculenta (Foto: Freepik.com)

E para acompanhar o frango assado? O que você mais gosta? Além da macarronada e farofa, também gosto de um arroz branquinho, creme de milho, vinagrete e uma salada de folhas. Sim, um verdadeiro banquete de comida simples, com gostinho de família reunida na casa da mãe. Como deve ser nossos domingos. Então que tal surpreender a família e testar essa receita? Com as dicas da coluna e o passo-a-passo ficou bem fácil arrasar no almoço de domingo! Bora colocar a mão na massa?

Frango assado com batatas

Frango assado com batatas
Frango assado com batatas (Foto: Ajinomoto.com)

Ingredientes

1 frango pequeno inteiro, limpo (2 kg)

2 sachês de tempero SAZÓN® Verde

1 colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de suco de limão

3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

300g de batatas-bolinhas inteiras

Modo de fazer

1 - Em uma tigela grande e funda, disponha o frango, o tempero SAZÓN®, o sal e o suco de limão, e espalhe por toda a superfície do frango. Cubra com filme-plástico e leve à geladeira, por 6 horas, para tomar gosto.

2 - Transfira para uma assadeira grande, espalhe a manteiga, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), por 40 minutos. Junte as batatas, cubra com o alumínio e volte ao forno por mais 20 minutos.

3 - Remova o papel, regue com a manteiga da assadeira, retorne ao forno por mais 50 minutos, ou até a superfície dourar.

4 - Retire do forno e sirva em seguida.

Fonte: Ajinomoto