Falar de queijo para mim, certamente é falar de uma das minhas verdadeiras paixões na gastronomia. Se tem um item que não falta na minha lista de compras é ele! Sabe aquele ingrediente capaz de modificar a receita? Dar aquele toque especial, o ‘grand finale’? É o queijo! Vai bem em receitas doces, salgadas e até mesmo sozinho. Como esse final de semana acontece em São Paulo e temos um representante nosso por lá, o casal Diego Trevisan e Débora Herrero, da queijaria Jeito de Mato, essa será a pauta da coluna da semana.
O queijo é um alimento que é produzido por meio da coagulação do leite, que pode ser de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos. A coalhada sólida é então separada do soro líquido e prensada em forma de queijo. Parece simples, mas fazer queijo é pura arte. O resultado final, tanto do sabor quanto da aparência, é resultado da combinação de uma série de fatores que exige muito estudo e dedicação do queijeiro como: tipo de leite, teor de gordura, envelhecimento, entre outros tratamentos e transformações que podem acontecer.
Quando me perguntam qual é o meu tipo de queijo preferido, confesso ter dificuldade de responder. Gosto de queijo e ponto! Desde aqueles com o paladar mais suave, como o clássico e popular queijo fresco até os mais “fedidos” e embolorados. Digamos que dois dos meus queridinhos sejam o gorgonzola, que chamo carinhosamente de “podrinho”; e o orvalho, da queijaria Jeito de Mato, que foi inspirado no brie. Imponentes, eles possuem um paladar bem marcante e inconfundível.
Os tipos mais comuns no dia-a-dia são os tipos mussarela e requeijão, que pode ser usado não só para servir em uma linda tábua de frios em formatos variados, mas também em receitas simples do cotidiano como uma fatia de pão de forma com requeijão gratinado na air fryer. Ou ainda a pizza de berinjela com tomate e um toque de orégano ou manjericão. Nas massas o queijo é quem garante o toque final e, no risoto que é um ingrediente essencial para dar aquela cremosidade que amamos. Afinal, quanto mais “queijudo” melhor!
Depois que os hambúrgueres ganharam status gourmet, o queijo, que já era um dos astros da combinação, ganhou ainda mais atenção das lanchonetes. Sinto que muitas delas passaram a se preocupar mais com a qualidade, a variedade de combinações e não só a tradicional mussarela. Já encontrei lanches aqui com queijo cheddar, prato e até requeijão empanado, que olha, chega dar água na boca, viu! Quem inventou essa combinação está de parabéns!
Confesso que queijo para mim é até “mistura” para o almoço! Eita mistura boa, viu! Um queijinho curado na chapa com arroz, feijão e uma pimentinha? Pra mim, não precisa de mais nada viu! Aliás, falei de receitas salgadas, mas não falei de doce. O doce de queijo em conserva, aquele mineiro de bolinha é uma tentação! E a queijadinha? Alguém explica? Agora, a cheesecake com calda de frutas vermelhas é simplesmente irresistível! E com esse papo bem “queijudo” deixo você com uma receita bem fácil para se esbaldar no final de semana. Bora colocar a mão na massa?
Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 xicara (chá) de leite quente
250 gramas de Macarrão Renata Ovos Caracolino
1 xicara (chá) de queijo cheddar em pedaço
1 xicara (chá) de queijo parmesão
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer
1 - Coloque a manteiga na panela e deixe derreter. Acrescente o macarrão e junte o leite quente.
2 - Rale todos os queijos e acrescente ao macarrão. Tempere com pimenta-do-reino a gosto. Se precisar corrija o sal.
3 - Caso fique muito seco acrescente um pouco mais de leite.
Fonte: Renata