Risco para tempestades e ventos fortes é médio
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para as condições de tempo mais severas previstas entre terça-feira, 9, e quinta-feira, 11, por causa da formação de um ciclone extratropical no Sul do País. Esse sistema deve influenciar diretamente o clima em São Paulo, trazendo chuva volumosa, rajadas de vento muito fortes e possibilidade de queda de raios e granizo em todas as regiões do estado.
Na terça-feira, 9, a expectativa é de chuva forte e volumosa em praticamente todo o estado, com volumes mais altos nas regiões que fazem divisa com o Paraná, na área central e na faixa leste, que inclui regiões metropolitanas e o litoral. A combinação de chuva intensa e solo encharcado pode provocar alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente em áreas mais vulneráveis.
Na quarta-feira, 10, a atenção se volta para o vento, que deve ganhar força. As rajadas podem ser muito intensas na faixa leste do estado, com possibilidade de ultrapassar os 90 km/h. Esse tipo de vento aumenta o risco de queda de árvores, galhos e estruturas frágeis, além de poder causar interrupções temporárias no fornecimento de energia.
A partir de quinta-feira, 11, o ciclone começa a se afastar e o risco de temporais diminui bastante. Mesmo assim, ainda pode haver rajadas de vento isoladas.
Em Fernandópolis e região noroeste, o alerta é para chuvas volumosas nos próximos dias, com risco médio para tempestades.
Nesta segunda-feira (08), a coordenadora da Defesa Civil municipal, Nilva Oliveira, participou de uma reunião com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e agentes do Sistema Federal. O encontro teve como pauta o panorama e as previsões de risco, ações de preparação, além de esclarecimentos gerais e alinhamentos entre as equipes.
