“Blitz da Lei Seca” em Fernandópolis fiscaliza 182 motoristas e termina com zero flagrante

Operação foi realizada na Avenida Afonso Cáfaro no final de semana

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Blitz da Lei Seca” em Fernandópolis fiscaliza 182 motoristas e termina com zero flagrante

A operação da “Lei Seca” realizada pelo Detran-SP na noite de sexta-feira (28) em Fernandópolis terminou com um resultado positivo: nenhuma autuação por alcoolemia foi registrada. A ação aconteceu na Avenida Afonso Cáfaro, onde 182 veículos foram abordados, mas nenhum motorista apresentou sinais de embriaguez nem se recusou a realizar o teste do etilômetro.

O zero flagrante chama atenção por ir na contramão do que ocorre em grande parte das operações do programa em todo o estado.

O objetivo da fiscalização é justamente prevenir acidentes causados pela combinação entre álcool e direção — conduta considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto quando o teste registra até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido quanto quando há recusa ao bafômetro. Em ambos os casos, a multa é de R$ 2.934,70, além da abertura de processo para suspensão da CNH. Reincidências em 12 meses dobram o valor da penalidade.

A legislação prevê ainda punições mais severas para quem apresenta índice igual ou superior a 0,34 mg/l no teste do etilômetro, configurando crime de trânsito. Nessa situação, além da multa e da suspensão da carteira, o motorista é conduzido ao distrito policial e pode pegar de seis meses a três anos de prisão.

Enquanto Fernandópolis registrou total de zero autuações, as operações da semana aconteceram em outras 28 cidades paulistas, somando 15.081 veículos fiscalizados. Desse total, houve 392 infrações por alcoolemia, sendo 378 recusas ao bafômetro, 12 autuações por direção sob efeito de álcool e dois casos de crime de trânsito.