Imunizante em dose única pode acabar com epidemias da doença
Testada em Rio Preto, a primeira vacina brasileira contra a dengue, a Butantan-DV, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira, 26, para imunização da população brasileira entre 12 e 59 anos. Produzida pelo Instituto Butantã, é a primeira vacina em dose única do mundo para a doença.
O medicamento, que pode acabar com as epidemias da doença, foi testado em 1,1 mil pessoas em Rio Preto, por meio de parceria com a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).
A expectativa é de que a inclusão do imunizante no Programa Nacional de Imunizações (PNI), etapa essencial para o início da vacinação, seja feita no começo do próximo ano, segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilha. “A nossa expectativa é trabalhar o mais rápido possível”, disse o chefe da pasta.
Os próximos passos são a publicação do registro pela agência para definir o preço da vacina e o encaminhamento, pelo Ministério da Saúde, para a contratação do imunizante e a definição da estratégia de incorporação ao PNI.
A aprovação da vacina é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3. No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral na prevenção da doença, 91,6% de eficácia contra a dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.