Chuva de 70,1 milímetros foi registrada pela estação do Ciiagro
Uma chuva intensa de 70,1 milímetros, registrada pela estação do Ciiagro, atingiu Jales na tarde deste domingo (23) e provocou diversos danos pela cidade e zona rural. A Defesa Civil fala em 100 mm.
O volume concentrado em poucas horas resultou no desabamento parcial de duas casas e em um deslizamento de terra que deixou uma estrada rural completamente tomada pela lama.
As duas residências afetadas ficam na Vila União e foram interditadas depois que um muro cedeu com a força da água. Apesar do susto e das perdas materiais, ninguém ficou ferido.
Nesta segunda-feira (24), um engenheiro vistoria as estruturas para emitir um laudo técnico, que vai apontar se será possível realizar reparos ou se a demolição será necessária.
Na zona rural, a situação também foi crítica. A enxurrada arrastou lama para a estrada, deixando veículos atolados e moradores ilhados. Segundo relatos de quem vive na região, o problema é agravado por um loteamento vizinho, cuja terra acumulada teria sido levada pela chuva, contribuindo para o bloqueio da via.
Para liberar a passagem, uma escavadeira foi acionada e trabalhou na remoção do barro.
Um dos motoristas atingidos disse que, durante o momento mais forte da enxurrada, precisou sair pela janela do carro para escapar do atolamento.
Em Tanabi, chuva forte acompanhada de ventania no início da tarde desta segunda-feira (24) causou transtornos na Rodovia Euclides da Cuna. A queda de uma árvore provocou a interdição da pista no sentido Tanabi a São José do Rio Preto.
Máquina trabalha para destaolar veículos em estrada rural . Foto TV TEM
Uma das casas que desabaram em Jales por conta da chuva;. Foto TV TEM