Tempestade coloca Fernandópolis e região em estado de atenção, alerta Inmet

Chuva acumulada pode chegar a 100 milímetros

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Tempestade coloca Fernandópolis e região em estado de atenção, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade válido até as 10h desta terça-feira (18), destacando especialmente Fernandópolis e toda a região Noroeste do Estado de São Paulo entre as áreas com maior risco. O alerta é de nível laranja, que indica perigo e potencial para danos significativos.

O comunicado abrange uma extensa faixa do país, desde o Centro-Oeste até o Sudeste e parte do Sul. No mapa divulgado pelo Inmet, além do Noroeste paulista, estão incluídos todo o Mato Grosso do Sul e o Rio de Janeiro, além de áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, sul do Espírito Santo e extremo leste de Rondônia.

Segundo os meteorologistas, a terça-feira (18) deve registrar chuvas mais intensas, resultado da atuação simultânea de diferentes sistemas meteorológicos.  A previsão é de chuva volumosa, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros, ventos entre 60 e 100 km/h e risco de granizo — condições que aumentam a possibilidade de alagamentos, queda de árvores, danos em estruturas e interrupções no fornecimento de energia.

No estado de São Paulo, a capital entrou em estado de atenção para alagamentos ainda na tarde de segunda-feira (17), e os temporais devem avançar para outras áreas, incluindo o interior e o litoral. Para o Noroeste paulista, a previsão aponta que a chuva deve ganhar força ao longo da noite e madrugada, exigindo atenção redobrada da população. 

Chove em Fernandópolis desde o meio da tarde,  mas de baixa intensidade. Em algumas cidades da região a chuva chegou volumosa e acompanhada com ventania.