Novos casos de Aids crescem em Fernandópolis; especialista alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce

Cadip tem 500 pacientes em terapia contra o vírus

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Novos casos de Aids crescem em Fernandópolis; especialista alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce

Com a campanha “Fique Sabendo” em andamento, que já percorreu os campi das universidades de Fernandópolis para alertar estudantes sobre o risco de contágio pelo vírus HIV, o médico infectologista do Cadip – Centro de Atendimento a Doenças Infecto Parasitárias, Mauricio Favaleça, reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença durante entrevista à Rádio Difusora FM (veja vídeo abaixo).

Segundo ele, atualmente, existem 500 pessoas em terapia contra a Aids no Cadip, vivendo com qualidade de vida. “Quem faz o tratamento nem transmite mais o vírus por meio de relações sexuais, o que reduz o número de novas infecções e a mortalidade”, afirmou.

O médico também alertou que o número de novos casos positivos de Aids aumentou neste ano. Até o momento, já foram registrados 28 novos casos, contra 25 casos em todo o ano passado, representando um aumento de 12%.

A campanha “Fique Sabendo”, voltada para a testagem e o diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e Aids, é uma ação preparatória para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que será celebrado em 1º de dezembro.

No dia 18, as ações de prevenção acontecem na Escola Saturnino, das 18h às 20h. No dia 25, as equipes estarão nas escolas Gaspar Ruas e Cemei Américo Borin, em Brasitânia, ambas das 18h30 às 20h. Já no dia 27, a campanha chega à Escola JAP, com atendimentos das 9h às 11h e das 18h30 às 21h.

Entre 17 de novembro e 1º de dezembro, será realizada a intensificação da busca ativa de casos nas Unidades de Saúde do município, com orientações à população, ampliação da testagem rápida e atividades de educação em saúde.