Prestes a entrar em operação, Semutran divulga orientações sobre novo sistema de área azul

Conheça as novidades implantadas, como os 15 minutos diários de gratuidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prestes a entrar em operação, Semutran divulga orientações sobre novo sistema de área azul

Às vésperas de entrar em funcionamento, o novo sistema de estacionamento rotativo de Fernandópolis, implantado pela empresa Mobitt, já pode ser conhecido pelos usuários por meio de um vídeo explicativo disponibilizado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Trânsito (veja vídeos abaixo).

Entre as principais novidades, destaca-se o tempo de tolerância de 15 minutos para os motoristas que esquecerem de acionar o aplicativo no momento de estacionar. Após esse período, o sistema fará automaticamente o débito equivalente a uma hora de uso do saldo do usuário.

Outro ponto importante é o benefício para idosos e pessoas com deficiência (PCDs). Caso não encontrem vagas especiais disponíveis, poderão utilizar vagas comuns gratuitamente por até duas horas. Após esse tempo, será emitida uma notificação caso o crédito não seja inserido.

Para usufruir desse benefício, é necessário realizar cadastro na central da Mobitt e deixar o cartão de idoso ou PCD visível no painel do veículo. A exigência do cartão garante que a autoridade policial reconheça o direito e não aplique multa.

O controle do estacionamento será feito pelo Carro Guardião, veículo responsável pela leitura das placas e pelo monitoramento do uso das vagas. O sistema envia notificações automáticas aos usuários, mas apenas a autoridade de trânsito tem competência para aplicar multas.

As monitoras que atuam nas áreas do rotativo têm agora função exclusivamente orientativa — elas não realizam vendas nem emitem notificações, atuando apenas no suporte aos motoristas que tiverem dúvidas sobre o funcionamento do sistema.