Foi um tornado de nível 3 que causou mortes e mais de 430 feridos
-(Matéria atualizada) - Ao menos seis pessoas morreram e mais de 430 ficaram feridas após a passagem de um tornado na região Centro-Oeste do Paraná, na tarde de sexta-feira (7). O fenômeno causou grande destruição em Rio Bonito do Iguaçu, município de cerca de 14 mil habitantes, próximo a Cascavel. Em números atualizados, o governo do Paraná contabiliza seis mortes, cinco em Rio Bonito e outra em Guarapuava.
“Estima-se que mais de 50% da zona urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi afetada por destelhamentos, muitos deles totais. Houve inúmeros colapsos estruturais em comércios, órgãos públicos e residências. A malha viária foi comprometida e a rede elétrica danificada”, informou a Defesa Civil em nota divulgada às 6h45 deste sábado.
Em pronunciamento nas redes sociais, o governador Ratinho Júnior (PSD) confirmou que o fenômeno registrado foi um tornado de nível 3, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
“Lamentavelmente, tivemos um tornado confirmado pelo Simepar, com ventos que ultrapassaram os 250 km/h. Muitas cidades da região Centro-Oeste foram afetadas, especialmente Rio Bonito do Iguaçu e Candói”, declarou o governador, acompanhado de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.