Campanha “Fique Sabendo”, do CADIP, chega aos campi universitários

Testes rápidos de HIV, Sifilis e hepatites B e C serão realizados; maior foco da campanha é o público jovem

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Campanha “Fique Sabendo”, do CADIP, chega aos campi universitários

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atendimento a Doenças Infecto Parasitárias (CADIP), realiza mais uma edição da campanha “Fique Sabendo”, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e AIDS. A partir desta quinta-feira (6), a equipe do CADIP estará em diversas instituições de ensino do município para promover ações de orientação e testagem rápida.

As atividades começam na Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), das 18h30 às 21h30, nesta quinta-feira. Nos dias 12 e 13, a campanha será realizada na Universidade Brasil (UB), em três períodos: das 7h30 às 10h30, das 13h30 às 16h e das 18h30 às 21h30. No dia 18, as ações acontecem na Escola Saturnino, das 18h às 20h. No dia 25, as equipes estarão nas escolas Gaspar Ruas e Cemei Américo Borin, em Brasitânia, ambas das 18h30 às 20h. Já no dia 27, a campanha chega à Escola JAP, com atendimentos das 9h às 11h e das 18h30 às 21h.

O mês de dezembro marca o Dia Mundial de Combate à AIDS, e entre os dias 17 de novembro e 1º de dezembro será realizada a intensificação da busca ativa de casos nas Unidades de Saúde do município, com orientações à população, intensificação da testagem rápida e atividades de educação em saúde.

Toda a equipe está envolvida nessas ações, e os testes realizados na campanha serão enviados separados da rotina com informações sobre quantidade total realizada e a quantidade de resultados alterados. O CADIP também estará encaminhando os testes para as unidades de saúde, juntamente com os materiais de divulgação, como panfletos.

Para encerrar as atividades, no dia 1º de dezembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, haverá uma palestra com o Dr. Márcio Gaggini, às 8h, no auditório do Paço Municipal, seguida da realização de testagem rápida das 8h às 11h30.