Fernandópolis tem destaque emocionante na história de Asa Branca
O filme “Asa Branca – A Voz da Arena”, que conta a história de um dos maiores locutores de rodeio do Brasil, nascido em Turiúba, a 96 km de Fernandópolis, estreia em 18 de dezembro deste ano.
A Paris Filmes divulgou, no último fim de semana, o trailer e o cartaz oficiais da produção.
O longa narra a trajetória de Waldemar Ruy dos Santos, conhecido como Asa Branca, desde sua origem humilde até se tornar uma lenda dos rodeios na década de 1990. O roteiro também aborda sua luta contra o alcoolismo, as drogas, o HIV, a doença do pombo e o câncer. Asa Branca morreu em 2020, aos 57 anos.
O filme retrata ainda um momento marcante na vida do locutor, quando, ainda como peão de rodeio, sofreu um grave acidente na arena de Fernandópolis. Durante o período de recuperação, ao ouvir locuções antigas, ele descobriu o talento que mudaria sua vida.
Asa Branca revolucionou a locução de rodeio no Brasil ao utilizar microfone sem fio — uma inovação para a época —, entrar de helicóptero nas arenas e adotar um estilo performático, vibrante e emocionante, misturando narração, música e interação com o público.
O roteiro começou a ser escrito em 2023 e, no ano seguinte, a equipe realizou 30 dias de pré-produção e 30 dias de filmagens, com locações em Fernandópolis, Mira Estrela e Pedranópolis, no Noroeste paulista.
A viúva do locutor, Sandra Maria Asa Branca dos Santos, que também foi sua empresária, acompanhou as filmagens em Fernandópolis e vive agora a expectativa pelo lançamento do longa. No filme, Asa Branca é interpretado por Felipe Simas, enquanto Sandra é vivida pela atriz Lara Tremouroux, conhecida pela novela “Um Lugar ao Sol”.
O diretor do filme, Guga Sander, afirma que o longa-metragem terá pré-estreia no dia 9 de dezembro, em São Paulo, com a participação do elenco e da equipe de direção, antes de chegar, no dia 18, a todas as salas de cinema do país.
“Quem não conhece o Asa Branca vai se emocionar — e quem nunca foi a um rodeio também. Fiz um filme sobre uma pessoa, sobre humanidade, não um filme segmentado”, disse o diretor.
Além de Felipe Simas e Lara Tremouroux, o elenco conta com Fábio Lago, Ravel Andrade e Camila Brandão. O filme tem direção de Guga Sander e produção de Marcos Araújo e João Queiroz Filho.
Asa Branca: ele revolucionou a narração de rodeio: sua trajetória virou filme