Fernandópolis promove capacitação sobre detecção precoce de câncer de boca

Evento reuniu profissionais da saúde para reforçar a importância do diagnóstico precoce de lesões bucais que já registrou 11 casos em 2025 no município

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis promove capacitação sobre detecção precoce de câncer de boca

Profissionais da rede municipal de Saúde de Fernandópolis participaram na tarde de sexta-feira (17), no Auditório do Paço Municipal de importante atualização científica voltada aos profissionais da rede municipal de saúde. A Prof.ª Dra. Luciana Estevam Simonato ministrou a palestra “Boca em Foco: Lesões bucais que todo profissional da Atenção Primária deve reconhecer”, voltada a cirurgiões-dentistas e médicos da Atenção Primária.

O encontro teve como objetivo fortalecer a capacidade técnica das equipes para identificar precocemente lesões bucais, com ênfase nas alterações potencialmente malignas, contribuindo para o diagnóstico e o tratamento oportuno de casos de câncer de boca.

Fernandópolis mantém, há 12 anos, um programa permanente de rastreamento do câncer bucal. A média histórica é de sete diagnósticos por ano. No entanto, só em 2025, até o momento, já foram identificados 11 casos, número que reforça a importância do olhar atento dos profissionais da saúde e da capacitação contínua das equipes.

A iniciativa integra o programa de educação permanente da Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e destaca o papel estratégico da Atenção Primária na detecção precoce e no encaminhamento adequado de pacientes com lesões suspeitas na cavidade bucal.