Animais foram resgatados por funcionários de usina na madrugada de hoje em Monte Aprazivel
Dois filhotes de onça-parda foram resgatados por funcionários de uma usina agrícola na zona rural de Monte Aprazível, a 93 km de Fernandópolis, durante uma colheita realizada na madrugada desta sexta-feira (10). O caso mobilizou a Polícia Militar Ambiental, que foi acionada logo após o encontro dos animais.
Segundo a corporação, apesar de apresentarem manchas no corpo, os filhotes são onças-pardas. As manchas, comuns em filhotes da espécie, tendem a desaparecer com o crescimento.
Ainda conforme informações da Polícia Ambiental, a dupla provavelmente foi separada da mãe devido à movimentação e barulho das máquinas agrícolas. Após o resgate, os filhotes receberam os primeiros cuidados da corporação e foram levados ao Zoobotânico de São José do Rio Preto, onde serão avaliados por veterinários especializados.
A expectativa é que os animais, após recuperação e acompanhamento, possam ser reintroduzidos à natureza.
"O caso ressalta a importância da colaboração entre o agronegócio sustentável e os órgãos de fiscalização na proteção da fauna silvestre, especialmente em áreas onde o avanço agrícola pode impactar o ecossistema local", destacou a Polícia Ambiental.
PASSEANDO
Em Buritama, a cerca de 80 km de onde foram encontrados os filhotes, moradores relataram a presença de uma onça parda na área urbana nesta quinta-feira (9). A presença do animal foi registrada por câmeras de segurança. Até agora o animal não havia sido encontrado e resgatado pela Polícia Ambiental.
Onça-parda flagrada por câmeras passeando em Buritama