Palestra foi ministrada pelo médico Isaac Rodrigues, de Rio Preto
A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na terça-feira (30), uma capacitação voltada aos servidores da pasta sobre o tema “Rastreamento do Câncer de Pulmão”, ministrada pelo médico cirurgião torácico Dr. Isaac Rodrigues. O especialista atua na área de diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares.
Durante o encontro, Dr. Isaac destacou a importância do rastreamento precoce do câncer de pulmão, uma das principais causas de mortalidade por câncer no mundo. Segundo o médico, detectar a doença em estágios iniciais aumenta as chances de tratamento do paciente.
O exame de rastreamento é indicado para pessoas que apresentam alto risco para a doença, ou seja, homens e mulheres com idade entre 50 e 80 anos, com histórico de tabagismo. O método utilizado é uma tomografia de baixa dose, que expõe o paciente a pouca radiação, mas é capaz de identificar lesões pulmonares suspeitas, mesmo antes do surgimento de sintomas.
No entanto, nem todos os pacientes são elegíveis para o rastreamento. Podem ser excluídos aqueles com idade superior a 80 anos, ex-tabagistas com mais de 15 anos sem fumar, com histórico prévio de câncer de pulmão ou condições de saúde limitantes, como comorbidades graves ou comprometimento funcional, que impossibilitem a realização de um tratamento com intenção curativa.
O objetivo da capacitação foi preparar os servidores para orientar os pacientes que se enquadram nos critérios para rastreamento. Para exemplificar o funcionamento do processo, o médico apresentou o modelo adotado no Hospital de Base, onde atua: as consultas são feitas de forma online, e, caso o paciente se encaixe nos critérios, é encaminhado ao hospital para realizar a tomografia. Após o exame, o laudo é emitido e, se necessário, tem início a investigação diagnóstica aprofundada.