Visitas estão abertas para escolas, entidades e empresas
A Usina Hidrelétrica de Água Vermelha no Rio Grande, que integra o sistema operado pela Auren Energia reabre para receber visitantes. A iniciativa faz parte do Programa Portas Abertas, que busca promover a conscientização ambiental e aproximar a população das operações da usina.
As visitas ocorrerão quinzenalmente, em três modalidades: pedagógica (voltada para escolas e entidades civis), técnica (para instituições de ensino e empresas) e institucional (para representantes do setor público e parceiros estratégicos). Além de conhecer o funcionamento da hidrelétrica, os visitantes terão contato com os projetos socioambientais desenvolvidos pela companhia.
Os grupos interessados devem se inscrever pelo WhatsApp (11 95637-5948) ou e-mail ([email protected]). É necessário ter entre 8 e 40 participantes, com idade mínima de 12 anos. Visitas com menores exigem responsáveis.
Inaugurada em 1978, a UHE Água Vermelha é uma das maiores hidrelétricas do País, com capacidade instalada de mais de 1.300 MW. Situada no município de Ouroeste - divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais -, a 65 km de Fernandópolis, a história da hidrelétrica está diretamente ligada ao desenvolvimento regional, sendo um marco para a região e para o fortalecimento da matriz energética nacional.
Além de gerar energia limpa e renovável, a usina desempenha um papel estratégico na regulação do Rio Grande. Em períodos de cheia, o reservatório da hidrelétrica contribui para o controle de vazão. Já em épocas de estiagem, ajuda a garantir o uso equilibrado da água.
A Usina hoje está sob gestão da Auren Energia desde o ano passado passado quando a empresa adquiriu o controle da AES Brasil.