Chuva registrada na cidade foi de apenas 3,8 milimetros
Fernandópolis amanheceu coberta por uma densa neblina nesta terça-feira (23), após a passagem de uma frente fria que atingiu a região na segunda-feira (22), trazendo ventania, poeira e pouca chuva.
Segundo a estação do Ciiagro em Fernandópolis, foram registrados apenas 3,8 milímetros de chuva, de forma irregular. Já em outras áreas da região, como Indiaporã, o volume foi mais expressivo, com 17 mm acumulados.
Apesar da chuva fraca, o contraste no clima foi marcante. Na segunda-feira, os termômetros chegaram aos 32 °C. Já nesta terça, a cidade amanheceu com apenas 16 °C, uma queda brusca de temperatura que favoreceu a formação da neblina. Nos últimos dez dias, o fernandopolense conviveu com temperaturas elevadas, acima dos 35 °C
A neblina ocorre quando o ar próximo ao solo está saturado de umidade e há resfriamento suficiente para condensar o vapor d’água em minúsculas gotículas suspensas no ar — como uma nuvem rente ao chão.
No caso de Fernandópolis, a neblina se formou por causa de três fatores principais:
- Queda rápida de temperatura: A frente fria derrubou as temperaturas durante a noite.
- Alta umidade do ar: Mesmo com chuva fraca, a umidade aumentou, favorecendo a condensação.
- Calmaria dos ventos pela manhã: A ausência de ventos fortes ajuda a manter a neblina próxima ao solo, sem dispersá-la.
Esse tipo de neblina é comum após a passagem de frentes frias, principalmente quando há noites frias e manhãs calmas.