Obra será executada com recursos transferidos pela Justiça; concorrência será aberta no dia 24
A Prefeitura de Fernandópolis anunciou a abertura de licitação, na modalidade Concorrência Pública Eletrônica, para a construção de Estande de Tiro do 16º BPM/I – Batalhão da Polícia Militar do Interior. O critério de julgamento será o menor preço global, em modo de disputa aberto. A sessão pública está marcada para o dia 24 de setembro de 2025, às 08h30.
A construção do estande atenderá principalmente o 16º BPM/I, responsável por uma área que compreende 49 municípios, com um efetivo de cerca de 600 policiais militares. Além do policiamento ostensivo, o Batalhão é um polo regional de formação de novos policiais, com previsão de duas turmas anuais e 120 alunos em formação, que também necessitam de aulas práticas de tiro.
Segundo a administração municipal, o novo estande é uma demanda urgente, já que o antigo espaço, conhecido como “Estande do Tiro de Guerra”, foi desativado e não há, atualmente, local adequado para treinamentos com armamento na cidade. A ausência de um estande impacta não só a Polícia Militar, mas também o Policiamento Rodoviário, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e o próprio Tiro de Guerra.
O novo espaço será instalado em um terreno de 9.800 metros quadrados localizado no Distrito Industrial e Comercial Ângelo Simonato (Distrito Industrial V). O valor estimado da obra é de R$ 253.478,42, com recursos oriundos de repasses do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo à prefeitura, provenientes de penas de prestação pecuniária.
O projeto, que havia sido suspenso em 2024 após aprovação pela Câmara e publicação de um edital, agora retorna sob a gestão do prefeito João Paulo Cantarella, que relançou o processo licitatório.
Detalhe do projeto do Estande de Tiro do 16º BPMI