Fernandópolis adere à campanha à Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Ações acontecem ao longo de setembro e integram o Programa Nacional de Saúde Pública

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis adere à campanha à Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Hoje, 10 de setembro, é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em Fernandópolis, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou participação na campanha “Setembro Amarelo”, movimento nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. As atividades no município começaram nesta segunda-feira, 8 de setembro, e seguirão ao longo do mês.

Com ações voltadas principalmente à sensibilização dos profissionais de saúde e à informação da população, a campanha é coordenada pela área de Saúde Mental do município, em parceria com as equipes multiprofissionais (e-Multis). Estão previstas rodas de conversa sobre o tema “Valorização da Vida”, direcionadas a todas as unidades de saúde do município.

Entre os eventos confirmados, destaque para a exibição do filme Sociedade dos Poetas Mortos, no Teatro Municipal, no dia 19 de setembro. O longa, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 1990, trata de forma sensível e profunda o tema do suicídio, sendo utilizado como ponto de partida para o debate.

Outra frente da campanha é o apoio ao movimento “CAPS não é meme”, que tem como objetivo esclarecer à população o papel dos Centros de Atenção Psicossocial, explicando os tratamentos oferecidos, o acolhimento às pessoas com sofrimento mental e a importância desses espaços para a reintegração social.

 “SETEMBRO AMARELO”

O “Setembro Amarelo” teve início nos Estados Unidos, em 1994, após o suicídio do jovem Mike Emme, de 17 anos, encontrado morto dentro de seu carro amarelo. No velório, seus pais distribuíram fitas da mesma cor como símbolo de alerta e prevenção. Desde então, o dia 10 de setembro foi instituído como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, a campanha foi oficialmente adotada em 2015.

Com o lema “Toda morte por suicídio é devastadora”, a campanha busca dar visibilidade ao tema, promover o diálogo e combater o estigma em torno da saúde mental, lembrando que ouvir, acolher e orientar podem salvar vidas.