Santa Casa também emitiu nota sobre atendimento do bebê
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, divulgou nota nesta terça-feira, a pedido da Rádio Difusora FM e site CIDADÃOnet, após acidente com criança de dois meses que acabou picada por escorpião no final de semana (veja abaixo).
O caso foi prontamente atendido, com a disponibilização imediata do soro antiescorpiônico e todo o suporte necessário ao paciente. Também em nota, a Santa Casa explicou o atendimento à criança (veja abaixo)
Ainda na nota, a Saúde diz que o caso reforça a preocupação das autoridades com o crescente número de acidentes envolvendo animais peçonhentos no município.
“Somente em 2025, já foram notificadas 293 ocorrências de picadas de escorpião, sendo 15 delas em crianças com menos de 10 anos, o que representa 5% do total”, diz a nota.
Em resposta a esse cenário, acrescenta a nota, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e apoio da TV Tem, deu início ao “Programa Cidade Limpa”. A iniciativa tem como principal objetivo eliminar entulhos e resíduos urbanos que funcionam como criadouros de escorpiões e outros animais peçonhentos, contribuindo para a redução dos riscos à saúde da população.
Além do combate direto aos focos desses animais, a ação conjunta visa promover um ambiente mais seguro e saudável para toda a comunidade, com foco especial na proteção das crianças, que são mais vulneráveis a esse tipo de acidente.
A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população na manutenção de terrenos limpos e no descarte adequado de resíduos, como forma de prevenção e segurança coletiva.
SANTA CASA
A Santa Casa de Fernandópolis, através da assessoria de comunicação também divulgou nota sobre o atendimento à criança picada pelo escorpião.
Segundo o hospital, “a criança deu entrada na Santa Casa de Fernandópolis na manhã de 7 de setembro de 2025, por volta das 8 horas, após ser picada por um escorpião na coxa esquerda. A menor, levada para a sala de emergência, apresentava sintomas como vômitos, sudorese, pele fria, taquicardia e taquipneia. O pediatra de plantão agiu imediatamente e prescreveu a infusão do soro antiescorpiônico. Após o procedimento, a criança apresentou uma melhora significativa, com a diminuição dos vômitos, sudorese, taquipneia e taquicardia.
A criança permaneceu em observação e monitoramento no Pronto-Socorro da unidade por cerca de 16 horas. Reavaliada pelo médico, não apresentou mais sintomas e se manteve estável. Ela recebeu alta, sendo liberada para casa acompanhada de seus pais”.
NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE
“A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que foi notificada uma picada de escorpião em um bebê. Como em todos os acidentes com animais peçonhentos, foi prontamente disponibilizado soro antiescorpiônico para o tratamento do paciente, que recebeu todo o suporte necessário.
Até o momento em 2025, já foram contabilizadas 293 notificações de acidentes com escorpião, sendo 15 em crianças menores de 10 anos, que corresponde a 5% das ocorrências.
Em resposta a essa preocupação, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, planejou a ação “Programa Cidade Limpa” em parceria com a TV Tem. O objetivo dessa iniciativa é eliminar entulhos e resíduos urbanos que servem como criadouros de escorpiões e outros animais peçonhentos, e busca reduzir os riscos de acidentes à população. Essa ação conjunta também visa promover um ambiente mais seguro para toda a comunidade”.