Quadro de emergência permanece para a região Noroeste até sábado
Fernandópolis e municípios da região seguem em estado de risco "emergencial" para queimadas, segundo o novo boletim da Defesa Civil de São Paulo divulgado neste domingo (7). O alerta se deve à presença contínua de massas de ar seco sobre o interior do Brasil, elevando o perigo de incêndios em áreas naturais.
De acordo com o mapa de risco do órgão estadual, as condições são críticas até sábado (13) em boa parte do território paulista, especialmente nas regiões norte, nordeste, noroeste e oeste.
A escala usada pela Defesa Civil classifica os riscos em quatro níveis: baixo, alto, alerta e emergencial, sendo este último o mais grave.
Em Fernandópolis, a temperatura registrada neste domingo (7) chegou a 35,7°C, com umidade relativa do ar em apenas 23%, conforme dados da estação do Ciiagro. Os índices reforçam o ambiente propício para a propagação do fogo.
Desde o início da estação seca, em maio, o interior paulista tem permanecido em estado de atenção. Apesar das condições climáticas desfavoráveis, o estado de São Paulo tem apresentado uma redução de aproximadamente 70% nos focos de queimadas neste ano — um dos melhores resultados do país. Essa melhora é atribuída à ação preventiva integrada entre Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos de fiscalização, além do endurecimento de punições para queimadas ilegais.
Dados nacionais também mostram tendência de queda nos focos de incêndio e na extensão das áreas atingidas, principalmente se comparados aos anos críticos de 2023 e 2024.
(Com informações da Agência Brasil)
Situação de emergência permanece até sábado para parte da região noroeste (em roxo) apesar da melhora no restante do estado