Incêndio consome 1,7 mil hectares em Ouroeste e mobiliza brigadas, Bombeiros e Defesas Civis da região

Operação de combate as chamas durou cerca de 9 horas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Incêndio consome 1,7 mil hectares em Ouroeste e mobiliza brigadas, Bombeiros e Defesas Civis da região

Um incêndio de grandes proporções foi registrado em Ouroeste na tarde deste domingo (17), por volta das 15h. O fogo começou às margens da ferrovia, próximo à Cachoeira do Veloso, e chegaram a se aproximar da rodovia Percy Waldir Semeghini.

A Defesa Civil de Ouroeste foi acionada para apoiar a brigada da Usina BP Bionergy, que já combatia o fogo havia várias horas. Diante da gravidade da ocorrência, o Corpo de Bombeiros de Fernandópolis e as Defesas Civis de Macedônia, Mira Estrela, Indiaporã e Valentim Gentil também foram mobilizados.

De acordo com a Defesa Civil, o incêndio consumiu cerca de 1.760 hectares de vegetação nativa, canaviais e áreas de preservação permanente (APP). O combate durou aproximadamente nove horas, sendo finalizado por volta das 21h.

Após a extinção das chamas, equipes da Usina BP Bionergy permaneceram no local em monitoramento contínuo, devido aos ventos fortes que dificultavam o controle total da área e aumentavam o risco de reignição.

A operação contou com dezenas de brigadistas e servidores, além de uma ampla frota de veículos e equipamentos. Entre os recursos utilizados, destacam-se:

- Corpo de Bombeiros de Fernandópolis (3º SGB): dois caminhões (ABT de 3 mil litros e auto bomba de 8 mil litros) e uma caminhonete S10 com reboque acoplado a uma motobomba de 400 litros.

- Usina BP Bionergy: dois caminhões-bombeiros, 10 caminhões-pipa (18 mil litros cada), duas motoniveladoras, uma viatura de apoio, além de brigadistas sob coordenação de José Ovídio e supervisão de José Roberto e Reginaldo Gonçalves.

- Defesa Civil de Ouroeste: caminhão-pipa de 15 mil litros, veículo Strada com 400 litros de água e brigadistas locais.

- Defesa Civil de Indiaporã: veículo Strada com 400 litros de água e uma S10 Agro.

- Defesa Civil de Macedônia: caminhão-pipa de 12 mil litros e veículo Strada com 400 litros de água.

- Defesa Civil de Mira Estrela: caminhão-pipa de 12 mil litros.

- Defesa Civil de Valentim Gentil: viatura S10 equipada com motobomba de 600 litros.

Apesar da significativa destruição ambiental, não houve vítimas. As autoridades destacaram o esforço conjunto das equipes, enfatizando que o incêndio só foi controlado graças à rápida e eficiente mobilização regional. Foi a segunda grande queimada registrada na região no final de semana. No sábado, uma queimada em Indiaporã destruiu cerca de 30 alqueires de pastagens e área de preservação ambiental. O tempo seco, baixa umidade e vento aumentam risco de  queimadas nesta época do ano.

Queimada avançou pela noite de domingo

Fogo atingiu área de preservação ambiental